BRASIL: Candidatos do Brasil Voluntário são convocados

Compartilhar

 

Os classificados na primeira etapa do programa serão comunicados por e-mail e pela rede social do Brasil Voluntário

 
Por Ministério do Esporte Segunda-feira, 4 de março de 2013

Inscritos no Programa Brasil Voluntário começam a ser chamados para realizar outras etapas do programa. Aqueles que completaram o cadastro e foram selecionados para atuar na Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013 serão comunicados por e-mail e pela rede social do programa. Para garantir a participação no treinamento a distância, os candidatos devem acessar o link de confirmação. O candidato selecionado terá de 11 de março a 11 de abril para completar as atividades no ambiente online.
O treinamento da segunda etapa inclui um jogo e módulos de história do esporte e do futebol, cultura, noções de inglês e espanhol e pontos turísticos das cidade-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador). Para seguir na seleção, o inscrito precisa concluir todos os módulos no prazo.
Para a seleção, o Brasil Voluntário levou em conta a disponibilidade da pessoa, o fato de residir no Brasil, a formação, as experiências anteriores como voluntário e o conhecimento de idiomas.
Inscrições
O programa Brasil Voluntário recebeu até agora 40.065 inscrições. Candidatos entre 18 e 85 anos de mais de 30 países se cadastraram. As cidades que mais receberam inscrições foram Rio de Janeiro (8.143), Brasília (3.707) e Belo Horizonte (3.530). Em Recife, o número de inscritos ficou em 2.219, Fortaleza com 2.679 e Salvador teve o menor número de inscrições, 2.088.
Os números correspondem apenas às pessoas que completaram o cadastro e optaram por atuar nas cidades-sede da Copa das Confederações.
Vagas
Nesta etapa, 7 mil voluntários serão convocados para atuar na Copa das Confederações. Quem não for selecionado pode esperar a próxima seleção do Brasil Voluntário, em que mais de 50 mil pessoas serão chamadas para atuar nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Os candidatos que já estão cadastrados na rede continuam concorrendo a uma das futuras vagas. O cadastramento será reaberto logo após a Copa das Confederações, que acontece entre 15 e 30 de junho deste ano.
Brasil Voluntário
O Brasil Voluntário, programa de voluntariado do governo federal, foi criado para atender a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014. É gerido pelo Ministério do Esporte e contará com a participação dos ministérios da Defesa, do Turismo, da Cultura, da Ciência e Tecnologia, da Casa Civil, das Relações Exteriores, do Trabalho, da Educação, da Saúde, da Justiça, do Planejamento, Orçamento e Gestão, além da Secretaria de Aviação Civil.
A atuação dos voluntários será integrada com o programa de voluntariado da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) e funcionará como uma ampla rede de mobilização social que irá atender aeroportos, áreas de fluxo, pontos turísticos, festas públicas, Fan Fests, entre outros, dando suporte ao público-alvo de atendimento, que são os torcedores, a imprensa não credenciada, os turistas e a população em geral.
Com o objetivo de ampliar a integração entre as pessoas cadastradas, o programa conta com uma rede social própria, onde os usuários podem obter informações, tirar dúvidas, receber treinamento e interagir com outros voluntários que atuarão nas duas copas.

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais