Com 51% de intenções de voto, Dilma venceria eleições no 1º turno

Compartilhar



Em segundo lugar, com os mesmos 16% da última pesquisa, aparece a ex-senadora Marina Silva — que antes oficializar sua possível candidatura efetivar a criação de seu novo partido político. O senador tucano Aécio Neves, representante das forças reacionárias no país, obteve 14% das intenções de voto, quatro pontos a mais que na pesquisa anterior. Em quarto lugar na pesquisa, com apenas 6% das intenções de voto, aparece o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

A pesquisa mostra ainda que o melhor desempenho de Dilma ocorre na região Nordeste do país, onde ela alcança 59% das intenções de voto.

O Datafolha também fez simulações da disputa com os nomes do ex-presidente Lula e do atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Lula, que sempre afirma não ter intenção de disputar em 2014, alcançaria 55%, em seu melhor cenário. Já Barbosa, que esteve nos holofotes da mídia durante o julgamento da Ação Penal 470, o chamado Mensalão, e teria apenas 8%.

A pesquisa espontânea dá pistas sobre o grau de interesse dos eleitores a 1 ano e 4 meses do pleito. Quando o entrevistador pergunta pelo candidato preferido sem apresentar nomes de eventuais concorrentes, 50% dos eleitores dizem que ainda não sabem em quem votar. Nesse tipo de apuração, Dilma é citada por 27% dos eleitores (eram 35% em março); Lula é mencionado por 6%; Aécio, por 4%.

Popularidade

Já a popularidade da presidenta caiu pela primeira vez desde o início de seu mandato. Segundo pesquisa Datafolha 57% da população avalia seu governo como bom ou ótimo - 8 pontos de diferença em relação ao levantamento anterior, feito em março. Com 33% a pesquisa mostra ainda um aumento no número de pessoas que consideram o governo Dilma regular. O índice de julgamento ruim ou péssimo oscilou só 2 pontos para cima, de 7% para 9%.

Dilma continua melhor que seus antecessores na comparação dentro do mesmo período de mandato. Em junho de 1997, a 1 ano e 4 meses de sua reeleição, o tucano Fernando Henrique Cardoso somava 39% de bom e ótimo. Ou seja, 18 pontos a menos que o índice de Dilma.

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também acabou reeleito em 2006, tinha 36% de avaliação positiva na pesquisa feita no período equivalente.

Na pesquisa finalizada sexta-feira (7), o Datafolha ouviu 3.758 pessoas em 180 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Últimos artigos

Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais
Rui Falcão: As alternativas do PT para a Previdência
segunda, 13 março 2017, 19:03
  Em meio às manifestações contra o desmonte da Previdência (e foi notável a reação das mulheres no 8 de março, dia de luta também contra o conservadorismo e a violência), abre-se agora o debate sobre qual a melhor tática... Leia Mais