Petistas se preparam para o 3° Congresso Nacional da Juventude

Compartilhar

 

A luta contra o extermínio da juventude negra. Esse será o tema principal do 3° Congresso Nacional da Juventude do PT (3º ConJPT), que acontecerá entre os dias 19 e 22 de novembro, em Brasília (DF).

“O ConJPT representa o principal momento da juventude do PT, pois é espaço para a formulação e os debates sobre os temas que envolvem a juventude brasileira como um todo, e a juventude petista em particular”, explica o secretário de Juventude do PT, Jefferson Lima.

O Congresso terá início com as etapas municipais, nos meses de agosto e setembro. Depois, em outubro, acontecem os congressos estaduais. Por fim, a etapa nacional reúne os jovens no mês de novembro, em Brasília.

Para o secretário de Juventude do partido, o ConJPT “é o momento de muita elaboração política por parte dos nossos diversos setores juvenis”.

No Congresso, serão debatidos temas como mobilidade urbana e Tarifa Zero, uma nova política de drogas, ocupação da cidade e do campo pela juventude, combate à homofobia, ao racismo, ao machismo e à intolerância religiosa, as mudanças necessárias no Brasil e no mundo, uma plataforma política para juventude brasileira, a organização da Juventude do PT, além de aprovar resoluções e moções.

“Abordar esses temas é uma forma de atualizar as agendas do PT e aproximar nosso partido da juventude”, defende Jefferson.

No Congresso, também serão definidas e eleitas as direções da juventude do PT nos municípios, nos estados e em âmbito nacional. As etapas municipais elegem os delegados para o congresso estadual, bem como as direções da JPT nos municípios. Nos congressos estaduais, serão eleitos os delegados para a etapa nacional e também as direções estaduais. Já no congresso nacional, será eleita a nova direção nacional da JPT.

Podem participar do ConJPT jovens de até 29 anos dos mais diversos setores da juventude brasileira, mas apenas os filiados ao PT terão direito a votar e serem votados. A expectativa é que o 3º Congresso da Juventude do PT receba uma média de 20 mil jovens em todo Brasil, desde as etapas municipais até a etapa nacional. A previsão é que o regimento do 3º ConJPT seja divulgado até o dia 15 de julho.

“Já fizemos história. Fomos a primeira instância do partido a ter paridade de gênero e étnico racial na direção, com ampla representatividade regional. É preciso proporcionar a vivência da juventude com a possibilidade de escolha e experimentação, permitindo a liberação do potencial criativo, a construção de aprendizados e o diálogo com as novidades diante das quais os jovens se deparam dentro do PT e na sociedade”, destaca Jefferson.

Fonte: Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais