Inscrições para o Fies já estão abertas

Compartilhar

 

A partir desta sexta-feira (03), estão abertas as inscrições para a segunda edição do Financiamento Estudantil (Fies), em 2015. Para esta edição, o Ministério da Educação disponibilizou 61,5 mil novas vagas aos estudantes.

A primeira etapa do Fies em 2015 ofereceu 252 mil vagas aos estudantes. Com isso, somente neste ano foram ofertadas 314 mil vagas. Taynah Guimarães é uma das beneficiadas pelo financiamento estudantil do governo federal.

A jovem de 22 anos acaba de concluir o curso de Publicidade e Propaganda em uma faculdade particular no Distrito Federal. Para ela, o Fies foi um facilitador para que ela conseguisse fazer uma graduação.

“Para mim, o Fies foi ótimo, porque eu pude entrar na faculdade sem pesar tanto no orçamento da família”, conta Taynah, que há 4 anos saiu de Rondônia para morar com os tios em Brasília.

Taynah conta que após concluir o ensino médio, ainda demorou um ano para entrar na universidade.

“Sabia que não teria condições de pagar uma faculdade particular, por isso só pensava em passar na universidade pública”, explica. Foi aí que ela ficou sabendo da possibilidade de financiar seus estudos e pagar após a conclusão da faculdade, por meio do Fies.

“Na época, vi uma propaganda na televisão sobre o Fies. Conversei com meus tios e fui atrás pra saber como conseguir esse financiamento”, lembra Taynah. E ela conseguiu. Durante toda a graduação, Taynah teve financiamento de 50% do curso pelo Fies.

A estudante de enfermagem no Rio de Janeiro, Melina Moreira, precisou trancar a matrícula do curso por diversas vezes. O motivo: tinha parado de trabalhar e não conseguia arcar com as mensalidades.

“Ou pagava o aluguel, ou a faculdade”, afirma a carioca de 33 anos. Ela conta que já tinha tentando financiamentos estudantis anteriormente, mas as exigências para liberação do benefício eram muito difíceis.

“Foi aí que em 2013 eu consegui o Fies. Se Dilma não tivesse melhorado o Fies, eu não teria conseguido seguir no curso”. Desde então, Melina tem 100% de financiamento pelo Fies e não precisa mais trancar a faculdade. “Vou me formar no próximo ano”, comemora a futura enfermeira.

Taynah, a mais nova publicitária de Brasília, manda um recado para quem está pensando em se inscrever nessa nova etapa do Fies. “É uma oportunidade que as pessoas não deveriam deixar passar. Mesmo tendo que pagar depois, você tem a oportunidade de fazer um curso superior, e batalhar e conseguir um emprego por conta da faculdade que você fez”, finaliza.

Descontos nas mensalidades – De acordo com o ministro da Educação, Renato Janine, pela primeira vez o Fies contará com desconto nas mensalidades mais baratas. A regra anterior estabelecia que os cursos deveriam ser ofertados pelo preço mais barato que a instituição cobrasse. Agora, haverá 5% de redução sobre o preço mais barato. “Conseguimos, pela primeira vez, um desconto no preço dos cursos. Assim, o curso do Fies será mais barato do que se o aluno for à instituição contratar diretamente”, explica o ministro.

Somando todos os programas federais de acesso ao ensino superior, são mais de 900 mil vagas ofertadas neste ano: 260 mil para o Sisu, mais de 300 mil para as duas edições do Prouni, e as 314 mil do Fies.

Confira o edital com as datas e os detalhes sobre as inscrições.

Fonte: Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais