Medidas de ajuste fiscal já surtem efeito, avalia Nelson Barbosa

Compartilhar

 

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, avaliou, nesta segunda-feira (20), que as medidas propostas pelo governo para o enfrentamento da crise já surtem efeito no mercado brasileiro.

“O mercado já espera redução substancial da inflação no próximo ano”, declarou, em coletiva de imprensa após reunião de coordenação política com a presidenta Dilma Rousseff.

Barbosa afirmou que o governo espera que os parlamentares aprovem as alterações na desoneração da folha salarial e a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Para evitar prejuízos aos estados, o ministro defendeu a importância de aprovar o projeto que permite a repatriação de recursos de brasileiros no exterior.

O dinheiro arrecadado com impostos de dinheiro repatriado será destinado a dois fundos, sendo um para suprir a renda dos estados com a cobrança atual de ICMS e outro para fomentar projetos de desenvolvimento.

“Estamos reavaliando cenários de qual receita extra ele (projeto para repatriar recursos) pode gerar ainda este ano. Gera algo este ano, mas mais no ano seguinte se e quando for aprovado”, informou.

“Essas são iniciativas já em curso, mas que infelizmente não foi possível votar no primeiro semestre. Estamos empenhados em votar na volta do Legislativo, em agosto”, disse.

Questionado se o governo vai reduzir a meta de superávit primário de 2015, Barbosa declarou que não é o momento para análises, já que os dados serão apresentados na quarta-feira (22).

“Prefiro explicar a decisão do que explicar os cenários possíveis. Qualquer que seja a decisão, vamos elevar o primário em relação ao ano passado”, informou.

Fonte:  Agência PT de Notícias, com informações do Valor Econômico

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais