Ajude o PT a transformar o Brasil; Saiba como participar dos Encontros Setoriais

Compartilhar

 

 
Ajude o PT a transformar o Brasil; Saiba como participar dos Encontros Setoriais

Todos que se filiaram ao PT até o dia 19 de junho de 2015 e estiverem em dia com suas contribuições partidárias têm direito a voz e voto nos Encontros Setoriais do Partido dos Trabalhadores. Para participar, é preciso optar por uma área de atuação setorial até o dia 2 de abril.

Com os encontros, os filiados podem contribuir e ajudar o PT nas lutas sociais. É possível participar dos encontros em diversas opções de áreas, a depender do estado do interessado, como: segurança, transportes, educação, saúde, cultura, direitos humanos, assuntos indígenas, direitos humanos, LGBT, meio ambiente, pessoas com deficiência, esporte e lazer, juventude, pessoa idosa, inter-religioso.

 

Entenda como funcionam, qual a finalidade, quais são os setoriais do PT, como aderir e outras informações sobre o assunto.

1 – Como posso contribuir com o PT nas lutas sociais? O Partido dos Trabalhadores sempre esteve à frente das lutas e mobilizações sociais para defender a classe trabalhadora e transformar a sociedade brasileira. Participando dos Setoriais do PT, os filiados e filiadas ajudam a construir o país

A participação de petistas nos movimentos sociais e de militantes dos movimentos sociais no partido fazem o PT ser tão especial e importante para o povo. O debate e a participação dos nossos filiados e filiadas nos setoriais organizam a atuação do PT nas lutas sociais.

2 – O que são os setoriais do PT? Os setoriais são as pontes entre o PT e os movimentos sociais. São espaços que reúnem e organizam os filiados e filiadas para atuar nas diferentes áreas ou movimentos sociais. Os setoriais promovem o diálogo entre partido e movimentos sociais, elaboram propostas de reformas e políticas públicas e ajudam as direções, bancadas e governos do PT a realizar as mudanças que queremos na sociedade.

3 – Quais são os setoriais que existem no PT?

Os setoriais no PT funcionam como secretarias e coordenações. As coordenações estão ligadas à Secretaria Nacional de Movimentos Populares e são as seguintes: assuntos indígenas, ciência & tecnologia e tecnologia da informação & comunicação, comunitário, direitos humanos, economia solidária, educação, esporte e lazer, LGBT, moradia e reforma urbana, pessoas com deficiência, saúde, segurança alimentar, segurança pública, transporte. Já as secretarias setoriais são: agrária, meio ambiente e desenvolvimento, cultura, mulheres, combate ao racismo, sindical.

4 – Como faço para participar dos setoriais? O primeiro passo é escolher um setorial para participar, de acordo com sua trajetória e seus interesses. É no setorial que você vai encontrar outros petistas preocupados com os mesmos problemas que você. Quer discutir o fechamento das escolas em São Paulo? Participe do Setorial de Educação. Quer falar sobre o crime ambiental de Mariana? Vá aos Encontros Setoriais de Meio Ambiente.

Para as diversas áreas de atuação e movimentos sociais, há um setorial específico, reunindo filiados e filiadas da mesma cidade e Estado para traçar os planos, ações e iniciativas para mudar o Brasil. Depois de escolher, basta fazer a adesão ao setorial.

5 – O que é a adesão setorial? Um filiado ou filiada do PT pode atuar em mais de um setorial, entretanto, só poderá votar e ser votado em um deles. A adesão é a forma de dizer ao partido em qual setorial você quer ter essa participação. A exceção são filiados ou filiadas atuantes no Setorial de Mulheres, na Juventude do PT e/ou no Setorial de Combate ao Racismo, que podem optar pela participação em um mais um setorial, igualmente com direito a voz e voto.

Ou seja, uma jovem mulher que tenha escolhido o Setorial de Combate ao Racismo, por exemplo, poderá participar também da JPT, do Setorial de Mulheres e, ainda, de mais um setorial de sua escolha.

6 – Como fazer a adesão setorial? Para participar dos Encontros Setoriais de 2016 com direito a voz e voto, a adesão deve ser feita, impreterivelmente, até o dia 2 de abril. Existem quatro possibilidades para aderir: na Comunidade PT, no seu diretório zonal ou municipal, na secretaria de organização do diretório estadual, ou no setorial estadual que você escolheu.

7 – O que são os encontros setoriais? Os encontros são os fóruns de decisão e deliberação de cada setorial. Neles, são debatidas e aprovadas as propostas e resoluções sobre a área e atuação dos petistas nos movimentos sociais. Além disso, os encontros setoriais elegem os responsáveis (secretários, coordenadores e delegados) pela condução do Setorial durante o mandato da coordenação ou secretaria.

8 - Quando serão realizados os encontros setoriais? Os encontros setoriais estaduais deverão ocorrer aos fins de semana, de acordo com o calendário: – Setoriais em geral: de 30 de abril a 15 de maio; – Combate ao racismo: de 14 a 22 de maio; – Mulheres: de 21 a 29 de maio.

Os encontros setoriais nacionais serão realizados nas seguintes datas: – Setoriais em geral: 4 e 5 de junho – Combate ao racismo: 11 e 22 de junho – Mulheres: 18 e 19 de junho

9 – É necessário realizar encontros setoriais municipais? Para realização dos encontros setoriais estaduais e nacionais, não é obrigatório realizar os encontros municipais. Contudo, o PT recomenda que sejam realizados, já que, apesar de não elegerem delegados para os encontros estaduais, elegem os coletivos, coordenadores/as e secretários/as setoriais municipais e contribuem para a organização dos petistas nas diferentes áreas de atuação e movimentos sociais em nível local.

10 – Qual o funcionamento dos encontros setoriais? Os encontros setoriais de 2016 serão realizados de acordo com um regulamento, aprovado pela Comissão Executiva Nacional (CEN). Eles são abertos à participação com direito a voz e voto de todos que se filiaram ao PT até o dia 19/6/2015, fizeram a adesão setorial até 2/4/2016 e estejam em dia com suas contribuições partidárias.

11 – Como eu faço para pagar minha contribuição partidária? Para pagar as contribuições partidárias e ficar em dia com o partido, você pode acessar a Comunidade PT e imprimir seu boleto. Em caso de dúvidas entre em contato com o Sistema de Arrecadação de Contribuições Estatutárias (SACE):

Região Sudeste: (11) 3243 1416 – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Fonte:  Marcella Petrere, da Agência PT de Notícias

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais