PED 2017: 290 mil petistas votaram nas eleições internas do PT

Compartilhar

 

PT na Câmara e no Senado soltam nota sobre inquérito no STF

 

A Secretaria Nacional de Organização do PT divulgou, nesta quarta-feira (12), o resultado do Processo de Eleições Diretas (PED) municipais de 2017. A votação foi realizada no último domingo (9), quando 290.124 mil filiados foram às urnas em 3.315 municípios de todo o país. Foram eleitos os Presidentes e Diretórios do PT em 2.740 municípios e também as delegações aos 27 Congressos Estaduais, segundo dados da Sorg.

O PED abre oficialmente o período que precede o “6º Congresso Nacional do PT – Marisa Leticia Lula da Silva”, que será realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho deste ano. Os números podem aumentar em função de eventuais recursos que serão analisados e julgados nos estados, segundo informou o secretário Nacional de Organização, Florisvaldo Souza.

“Temos uma votação bem próxima de 300 mil, o que é extraordinário. Claro que essa é minha opinião, mas foi uma demonstração de força, uma resposta da militância àqueles que nos atacam e tentam diminuir o PT. É o PT produzindo política e cada vez mais próxima da população para discutir o futuro dos municípios, estados e do País”, declarou Florisvaldo.

De acordo com o secretário, o número de delegados eleitos no PED que poderão votar nos congressos estaduais serão definidos somente após o julgamento dos recursos. A previsão é que todos os recursos sejam julgados pelas instâncias estaduais até o dia 24 de abril.

Agora, o partido se prepara para a segunda fase do processo: os congressos estaduais que serão realizados nos dias 5, 6 e 7 de maio. “Nos congressos estaduais vamos tirar a delegação para o Congresso Nacional. Nesse o momento, estou saindo do processo do PED de forma otimista”, declarou o secretário Nacional de Organização.

Ainda segundo Florisvaldo, o PED abriu um importante período de debates sobre a conjuntura nacional, a situação dos trabalhadores e o desmonte do País.

PED em números


Em São Paulo, o estado com mais mobilização no dia 9 de abril, 50.645 mil petistas deixaram suas casas para participar do processo. O segundo estado que mais mobilizou filiados foi Minas Gerais, com 43,208 mil votantes. No Rio de Janeiro, 25.401 petistas votaram. Dos estados do Norte e Nordeste, o PT do Ceará mobilizou 22.880 pessoas nos municípios que possuem diretório municipal. Piauí contou com 10.543 e Pará com 10.255 filiados. No Rio Grande do Sul, 18.859 petistas votaram no PED municipal e no Paraná, 11.139.

Em outros 575 municípios a votação foi válida somente para eleição de delegados estaduais, pois 486 municípios não tinham previsão de realizar a eleição municipal e outros 89 municípios não atingiram o quórum em nível municipal. Já as eleições para presidente e diretório foram realizadas em 3.315 cidades.


 

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais