LOCAL: Inovação marca formação orientadores paulistanos do PNAIC

Compartilhar

 

O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é o compromisso formal para alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática até, no máximo, os oito anos de idade e realizar avaliações anuais (Prova Brasil) para os alunos dos 2º e 3º anos

O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. 

crédito da foto - Lilian Borges

Ao aderir o PNAIC os municípios se comprometem a alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática até, no máximo, os oito anos de idade e realizar avaliações anuais (Prova Brasil) para os alunos dos 2º e 3º anos.
Na cidade de São Paulo a formação dos orientadores que acompanharão os professores alfabetizadores, ao longo de 2 anos, começou esta semana, e num fato inédito na formação de profissionais de educação, a formação se dá de forma compartilhada com orientadores de outros 3 munícipios. Os trabalhos do Pacto na cidade de São Paulo, são compartilhados com as redes municipais de educação de Santo André, São Bernardo e Embú das Artes. 
Melhorar o conteúdo e a metodologia da educação dos três primeiros anos do ensino fundamental, intensificar o processo de aprendizagem onde os alunos são os principais atores, e os professores, os grandes facilitadores, proporcionar metodologias de fácil aplicação e material pedagógico de apoio literário, lúdico e digital, para docentes e alunos. 
Estes são alguns dos temas de estudo e formação,  que contempla cerca de 7000 profissionais de educação, dos 4 municípios da grande São Paulo, irão compartilhar durante a realização do Programa que rege o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. 
O início das atividades formativas, no estado de São Paulo, é marcado pela inovação intermunicipal, que promove o intercâmbio de experiências e contempla a formação simultânea de profissionais da educação de diferentes redes municipais de educação.
Para o professor César Callegari, secretário da educação da cidade de São Paulo: ¨ Alfabetizar todas as crianças até o terceiro ano do ensino fundamental é o que temos que fazer para fechar a torneira do analfabetismo. Alfabetizadas na idade certa as crianças tem muito mais chances de concluir com sucesso o ensino fundamental e médio e ingressar numa universidade. Para isso precisamos apoiar os professores alfabetizadores e proporcionar um bom acompanhamento a cada uma de nossas crianças. São Paulo vai dar um bom exemplo a todo o Brasil ¨,  enfatiza o  secretário que coordenou a formulação do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa, quando esteve à frente da Secretaria de Educação Básica do MEC. 
Na segunda-feira (25/2), o Professor Cesar Callegari, abriu  os trabalhos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, para formação dos orientadores de estudo que coordenarão a formação dos professores alfabetizadores, juntamente com a secretária Lúcia Helena Couto, de Embu das Artes, Gilmar Silvério, Secretário de Santo André e Cleuza Rodrigues Repulho, Secretária de São Bernardo do Campo.
  Foi a primeira vez que a região metropolitana compartilha a formação compartilhada de seus profissionais de educação.    Para o secretário Gilmar Silvério, ¨este é um momento histórico da educação da região metropolitana, 40 profissionais da educação de Santo André estão aqui em São Paulo participando do Pacto junto com os profissionais das outras redes ¨. 
  A Secretária de São Bernardo do Campo e presidente da UNDIME,  Cleuza Rodrigues Repulho adianta ¨ devemos fazer destes encontros uma prática constante com todos os municípios da grande São Paulo. 72 educadores na nossa rede participa do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade, com o objetivo de formar 1100 professores alfabetizadores¨.    A Secretária Lúcia Helena Couto, comenta sua participação a equipe de trabalho, coordenada pelo Secretário Cesar Callegari, na elaboração do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade, ¨Embú das Artes está formando 10 orientadores, para multiplicar e acompanhar a formação de 160 professores alfabetizadores¨.   A Rede Municipal de São Paulo está formando 189 orientadores, entre professores e coordenadores pedagógicos, com o objetivo de formar e acompanhar cerca de 5 mil professores alfabetizadores.

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais