LOCAL: São Paulo recebe o XV Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social Por Secom-

Compartilhar

 

Na próxima semana, entre os dias 22 e 24, a capital paulista recebe o XV Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e o Congemas acontece no Palácio das Convenções do Anhembi, na Avenida Olavo Fontoura, 1.209 - Santana, e deve reunir aproximadamente 3 mil gestores municipais e técnicos para debater sobre o tema “Financiamento do SUAS: Desigualdades regionais e a gestão municipal”.

Segundo o presidente do Congemas, Valdiosmar Vieira, esse encontro anual é o maior evento na área assistencial do Brasil. “Trata-se de um encontro onde podemos discutir e traçar os rumos das gestões de assistência social no país. Por meio dele podemos perceber as especificidades de cada região e assim propor uma agenda de discussão em cada uma das regiões”, afirmou.

Para a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, receber um evento da importância do Congemas fortalece a discussão sobre o novo modelo de assistência social em construção na cidade. “São Paulo é a sexta cidade mais populosa do mundo, tem a maior rede socioassistencial da América Latina, temos muito a compartilhar e a aprender também. Estamos muito felizes em sediar este evento, que permite uma troca de experiências muito rica entre as pessoas que fazem a assistência social deste país”, declara a secretária.

A abertura oficial do Congemas acontece no dia 22, a partir das 17h30, e contará com a presença da ministra Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do prefeito Fernando Haddad, da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, do presidente do Congemas, Valdiosmar Vieira, e demais autoridades. 

Na ocasião, a ministra Tereza Campello, fará a palestra de abertura com o tema “O papel do SUAS na agenda do desenvolvimento do Brasil”. Além disso, também serão apresentados os resultados dos Encontros Regionais realizados nas regiões do país Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.

No segundo dia do Encontro, das 8h30 as 12 horas, haverá uma mesa redonda para discutir sobre seguridade social e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social no âmbito da gestão municipal. A atividade contará com a participação professora doutora Aldaiza Spozati (PUC/SP), professora doutora Ivanete Boscheti (UNB), professor doutor Eduardo Fagnani (UNICAMP), entre outros. No período da tarde acontecem cinco palestras com o tema “O SUAS e as desigualdades regionais: avanços e desafios”, além de oficinas temáticas.

Para o dia 24, último dia do Encontro, das 9 as 12 horas, está programada uma mesa redonda para discutir o tema: “O SUAS na relação com o sistema de justiça: competências e articulação “. O debate contará com a presença da professora doutora Anna Paula Motta Costa (URGS), entre outros convidados. No período da tarde haverá uma reunião dos Coegemas por região do país, além de uma assembleia do Congemas.

A programação completa do evento pode ser acessada através do link http://www.congemas.org.br/programacao-encontro-nacional-2013.html .

SUAS

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito federal.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais