9ª Virada Cultural terá mais de 900 atrações

Compartilhar



Evento acontece nos dias 18 e 19 de maio, das 18h às 18h, e deve reunir cerca de 4 milhões de pessoas. Chorão e Paulo Vanzolini serão homenageados

O prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, participaram na manhã desta quinta-feira (2) do lançamento da 9ª edição da Virada Cultural, que acontece entre os dias 18 e 19 de maio, das 18h às 18h, simultaneamente em 120 locais. Serão mais de 900 atrações distribuídas pelos diversos palcos no Centro da cidade, unidades da rede SESC-SP – correalizadora do evento - e da Secretaria de Estado da Cultura.

Com o slogan “Venha Viver a Virada”, neste ano serão investidos cerca de R$ 10 milhões, o que representa um aumento de 25% no investimento e programação em relação a 2012. A cantora baiana Daniela Mercury abrirá o show do Palco Júlio Prestes, o principal do evento.

“A programação está excepcional, estamos fortalecendo a Virada em todas as suas dimensões. A questão dos serviços médicos, da segurança pública, do ponto de vista da limpeza, da implantação dos palcos, dos banheiros públicos”, disse o prefeito Fernando Haddad, destacando que, neste ano, Prefeitura fará a divulgação da programação da Virada em outros estados, com o objetivo de atrair turistas para a cidade de São Paulo.

“Eu acredito que a Virada pode ser um evento nacional, que pode receber visitantes do interior e também de outros estados. Queremos que os mineiros, os pernambucanos, os cariocas, os gaúchos conheçam a programação e tenham acesso a pacotes turísticos para São Paulo”, disse o prefeito.

Além do maior investimento, a área de abrangência também cresceu. Isso porque a programação contempla cortejos de chão com saída do Vale do Anhangabaú, apresentações na região da 25 de março e teatro na Praça Roosevelt. Outra novidade é a volta do grupo de rap Racionais MC’s, que vai se apresentar no mesmo palco de Daniela Mercury, no domingo (19), às 15 horas.

Aplicativo

Outra novidade anunciada foi a parceria com o Google, que lançará um aplicativo capaz de informar opções de locomoção, horário dos eventos, incluindo ainda alertas sobre eventuais atrasos na agenda. "Esse aplicativo é fundamental para ampliar o conforto e mobilidade do público. Queremos que a Virada 2013 seja a mais perfeita possível", disse o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira.

Neste ano, artistas ligados à cidade de São Paulo e que faleceram recentemente serão relembrados durante o evento. O compositor Paulo Vanzolini, Carlos Reichenbach, Marku Ribas e Chorão (vocalista do grupo Charlie Brown Jr.), serão homenageados com diferentes eventos ao longo da Virada.

Organização
A Virada Cultural 2013 contou com 9 curadores, que trabalharam em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Entre os nomes estão Alex Antunes, Alexandre Youssef, José Mauro Gnaspini, Giselle Beiguelman, Marcus Preto, Maria Tendlau, Pena Schmidt, Sérgio Vaz e Tião Soares.

Eventos
O secretário de Cultura, Juca Ferreira, destacou ainda a importância de novos eventos culturais em São Paulo. Segundo ele, o grande número de artistas querendo participar da Virada criou a necessidade de um programa anual de eventos. “Precisamos de grandes, médios e pequenos eventos por todo o território da cidade porque são muitas atrações e elas não cabem numa Virada só", disse o secretário.

Unidades do Sesc
Além dos palcos espalhados pela cidade, haverá também programação especial em diversas unidades do Sesc, entidade parceira da Prefeitura de São Paulo dentro da Virada Cultural. Entre atividades estão espetáculos teatrais, de música, circo, dança, literatura e cultura digital. Algumas unidades como Belenzinho, CineSesc e Pompéia irão funcionar 24 horas. Já as demais terão o horário de funcionamento ampliado.

A parceria entre a Prefeitura e o Sesc traz ainda shows de George Clinton, P-Funk All Stars e Black Star. “São dois grandes dinossauros do funk e do hip hop”, disse Ivan Paulo Giannini, gerente de Ação Cultural do Sesc São Paulo.

Museus
Neste ano, dez museus da cidade vão realizar programações específicas para a Virada. “São programações especiais, com mais de 100 atrações entre atividades musicais, saraus e oficinas para crianças”, disse Marcelo Mattos Araújo, secretário estadual de Cultura que também destacou a apresentação da Osesp no Sesc Itaquera

Rock
O cantor Lobão abre o palco do rock, na Avenida São João.

Samba
O grupo Raça Negra também está confirmado, e se apresenta no palco da Praça da República, antes dos shows de integrantes e ex-integrantes do Fundo de Quintal.

Encerramento
A cantora Fafá de Belém fará o encerramento da Virada Cultural 2013 no já tradicional palco do Largo do Arouche. No local haverá lambada, axé e carimbó.

Veja a programação no site oficial da Virada Cultural

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais