Câmara aprova criação da Subprefeitura Sapopemba

Compartilhar



Os 290 mil habitantes do Sapopemba já podem comemorar uma conquista histórica. A Câmara Municipal aprovou ontem, dia 8 de maio, em segunda votação, o Projeto de Lei de Reforma Administrativa encaminhado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) e que também cria a Subprefeitura Sapopemba, desvinculando-a dos distritos de Vila Prudente e do São Lucas.

Com a iniciativa, o prefeito cumpre uma promessa que assumiu quando era candidato. Uma das responsáveis pela implantação dessa subprefeitura é a vereadora Juliana Cardoso (PT) que, durante a campanha eleitoral, sensibilizou Haddad a incluir a sua criação no programa de trabalho do governo municipal.

Não é de hoje que moradores da região, sobretudo lideranças comunitárias, lutam pela sua implantação. Desde 1973, quando a Prefeitura instituiu as administrações regionais, Sapopemba reivindica, com justiça e méritos sua gestão compartilhada.

Ao longo dos anos, lideranças e moradores de diversos bairros do Sapopemba promoveram grandes manifestações públicas em prol de saneamento básico, pavimentação, iluminação, escolas, postos de saúde, transporte público de qualidade e outras melhorias.

O Sapopemba se caracteriza por ser uma região dormitório da cidade. Além disso, registra carência de rede de serviços públicos na área da saúde, educação e meio ambiente. Moradores da região ainda enfrentam enormes problemas estruturais e sociais.

Para a vereadora Juliana Cardoso, a luta valeu a pena. “As subprefeituras existem para aproximar o poder público do cidadão e para democratizar a administração pública”, disse. “Ninguém melhor do que o cidadão para cobrar e decidir o destino mais apropriado dos recursos públicos”.

Com o desmembramento, a atual subprefeitura Vila Prudente estará desafogando suas atribuições. Agora, Vila Prudente e São Lucas terão mais condições para aprimorar seus serviços com a população mostrando suas reais necessidades.


“Essa é uma luta antiga que sempre fez parte da minha história e militância. Assim que fui eleita, essa foi uma das bandeiras do meu mandato. E agora a nossa reivindicação virou realidade”, acrescentou a vereadora.

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais