LOCAL: Inspeção veicular: pagamento de reembolso será todo dia 10

Compartilhar

 

Veja abaixo como solicitar o reembolso da taxa da inspeção veicular realizada em 2013. Até o momento, mais de 25 mil pessoas já tiveram a devolução aprovada. Pagamento será dia 10 de cada mês

 
Por Portal Prefeitura de São Paulo
Sábado, 29 de junho de 2013


Os proprietários de veículos que realizaram a inspeção veicular em 2013 já podem solicitar no site da Prefeitura o reembolso do valor pago pelo serviço. Até o momento, mais de 25 mil motoristas tiveram o pedido de devolução aprovado e devem receber, no dia 10 de julho, os R$ 47,44 pagos pelo serviço, de acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Terão direito ao reembolso no primeiro lote os proprietários de veículos que solicitaram o benefício até o último dia 20. Quem fez o pedido após esta data, receberá no dia 10 do mês de agosto. Os lotes seguintes seguirão a mesma lógica de pagamento.
Para receber o dinheiro de volta, os proprietários de veículos aprovados pela inspeção 2013 e que estejam com seu licenciamento regularizado, não tenham débito vencido do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou de qualquer multa de trânsito e que não estejam inscrito no Cadastro Informativo Municipal (Cadin).

O reembolso da taxa será depositado na conta bancária do motorista. Caso o beneficiário não tenha conta em banco, o reembolso poderá ser realizado via ordem de pagamento e deverá ser sacado em qualquer agência da instituição financeira do município. Quem optou por esta forma de pagamento receberá uma mensagem no email cadastrado, informando de que o valor está disponível para saque.

Os proprietários de veículos que realizaram a inspeção veicular no ano passado e que ainda não fizeram a solicitação do reembolso devem acessar o site da Prefeitura e preencher os dados do veículo (ano exercício da inspeção, certificado de aprovação, número da placa e Renavam). No segundo passo, caso seja aprovada a devolução, o sistema pede que sejam informados os números de agência e conta-corrente.

Inspeção

Segundo o decreto 53.989, publicado no Diário Oficial da Cidade de 14 de junho, a partir de 2014 os automóveis com até três anos de fabricação não precisarão mais fazer a inspeção. Ela será obrigatória, anualmente, aos veículos com mais de 9 anos (a partir da data que o primeiro licenciamento foi ou deveria ter sido realizado) e para os movidos a diesel. Os demais veículos deverão realizar uma inspeção a cada dois anos.

A lei prevê ainda que farão parte do programa de inspeção os veículos licenciados em outros municípios que circulam mais de 120 dias por ano no território da cidade, como ônibus intermunicipais e veículos de carga.

Prazos

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente deverá realizar estudos para definir o modelo para a realização das atividades do Programa de Inspeção, com o intuito de garantir o melhor compromisso entre custo de implantação, execução, auditoria e qualidade técnica do sistema.

O calendário para a realização do teste, os procedimentos, a forma e os prazos para a comprovação da inspeção também serão determinados pela secretaria. Os critérios de aprovação e os padrões máximos de emissão de poluentes deverão ser conforme os estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais