Zona Sul recebe segunda UBS Integral da cidade

Compartilhar



Após a abertura da UBS Integral Jardim Miriam II, a Prefeitura inaugurou neste sábado (24), a segunda unidade do modelo no Jardim Vera Cruz, na Zona Sul. Equipamento reúne diversos serviços de saúde em um mesmo espaço

A Prefeitura inaugurou na manhã deste sábado (24) a segunda Unidade Básica de Saúde (UBS) Integral da Capital, no Jardim Vera Cruz, na Zona Sul. No último dia 3, foi aberta no Jardim Miriam II, também na Zona Sul, o primeiro equipamento do modelo, que reúne em um mesmo espaço, serviços diferentes com atendimentos agendados e a demanda espontânea, sem agendamento prévio com clínico, pediatra e dentista. O Programa de Metas 2013-2016 prevê a instalação 43 unidades do modelo até o fim da gestão.

Os usuários da nova unidade poderão realizar no espaço, pequenos procedimentos cirúrgicos, avaliação nutricional, além de exames como raio-x, raio-x odontológico, ultrassom, teste ergométrico, ecocardiograma e eletrocardiograma. A UBS Integral Vera Cruz funciona em horário ampliado, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 14h.

O prefeito Fernando Haddad conheceu as instalações do novo equipamento, que contará com 196 profissionais, entre médicos de atenção básica e de especialidades, além de psicólogos, nutricionistas, dentistas, educadores físicos e terapeutas ocupacionais. “É um novo conceito de saúde. Poucas cidades brasileiras têm um equipamento desta qualidade, porque integra todos os serviços de atenção básica. Não fragmenta o Sistema Único de Saúde e ao integrar, melhora a resolutividade. Paciente chega aqui e tem a solução do problema”, disse Haddad.

Em seu andar superior, a UBS Integral Vera Cruz será preparada para receber uma das 32 unidades da Rede Hora Certa que serão criadas pela Prefeitura. A autorização já foi dada e a Secretaria Municipal da Saúde apresentará um cronograma. “O prédio está preparado para a instalação de mais dois centros cirúrgicos. Já tem um centro cirúrgico em que possível fazer os procedimentos e já até poderia ser chamada de Rede Hora Certa, mas a ideia é fazer isso só quando nós instalarmos mais dois centros cirúrgicos”, afirmou o prefeito. ”Temos aqui um mini-Hora Certa, porque o conceito já está instalado”, complementou o secretário.

O secretário de Saúde, José de Filippi Jr. destacou que a nova UBS não atenderá somente os que moram no território, mas também quem trabalha e estuda na região, evitando que as pessoas fiquem sem atendimento. A área de abrangência da unidade conta com uma população de 37.471 pessoas divididas em 10.880 famílias que estão contempladas na sua totalidade. “Não podemos fazer uma referência do território, uma ação de exclusão, porque se levar a questão de só atender as pessoas que moram no território, você exclui quem está do outro lado da rua, trabalha ali, mas não mora. O território é muito importante, mas vamos deixar com flexibilidade da influência e abrangência”, afirmou o secretário.

Tecnologia
Assim como a unidade do Jardim Miriam II, a UBS Integral Vera Cruz terá todos os consultórios informatizados e sistema de prontuário eletrônico implantado. O módulo, em fase de avaliação pela secretaria, integrará as informações médicas dos pacientes, de forma a facilitar o acesso e permitir o acompanhamento clínico pelas equipes.

Outra novidade é a implantação do Sistema SIAB Fácil Móvel, que garante diversos benefícios, como maior controle sobre as visitas domiciliares feitas pelos agentes comunitários de saúde, acesso mais fácil ao histórico clínico da família e subsídio de informações em tempo real. Os usuários podem ainda utilizar dois totens eletrônicos para avaliar o atendimento do equipamento.

“Assisti, nos últimos dez anos, a mais de 20 ou 30 mil assinaturas, mobilizações e manifestações dessa população para realizar o sonho de aproveitar um prédio abandonado por mais de 20 anos para o bem deles. Esse é o dia”, afirmou o superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), Fernando Proença de Gouvêa.

Vacinação
A Campanha de atualização das vacinas também foi iniciada neste sábado (24). O prefeito Fernando Haddad deu o início oficial na nova UBS Integral Vera Cruz, auxiliando os profissionais, com a garota Vivian Rodrigues, de apenas um ano.

 

Foto: Cesar Ogata/SECOM

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais