Tire suas dúvidas sobre a inscrição municipal de chapas e candidatos para o PED

Compartilhar

Os candidatos a presidente e as chapas municipais que vão concorrer ao PED devem ser inscritas até o dia 11 de setembro.


Para inscrever uma chapa municipal ou zonal, é preciso indicar os nomes para o Diretório Municipal e, nos municípios com mais de 1.000 filiados, para os Encontros Municipais. O número de nomes eleitos para os encontros municipais será definido pelo Diretório Municipal correspondente, não podendo ser inferior a 5 vezes o número de membros do respectivo Diretório.

Nos zonais e nos municípios com menos de 1.000 filiados todos os filiados serão considerados delegados.

As Comissões de Ética e os Conselhos Fiscais serão constituídas, nos municípios com mais de 40 mil eleitores, com 6 membros e 4 suplentes. Nos municípios com mais de 20 mil eleitores, as Comissões de Ética e os Conselhos Fiscais terão 4 membros e 2 suplentes. Nos zonais e nos municípios com menos de 20 mil eleitores não serão eleitos o Conselho Fiscal e a Comissão de Ética.

Os nomes inscritos para o Conselho Fiscal e a Comissão de Ética não poderão ser inscritos para o Diretório.

Todas as chapas deverão indicar, no ato da inscrição 3 representantes, que serão responsáveis pela chapa durante o processo eleitoral. É possível se inscrever em diferentes chapas, desde que em diferentes níveis (zonal, municipal, estadual ou nacional). Para ser inscrito nas chapas é preciso:

Estar filiado(a) até o dia 10/11/2012 e ter quitado suas contribuições financeiras até 30 de agosto de 2013, através do SACE. Se você não efetuou o pagamento individual verifique se a direção do PT no seu município está organizando uma atividade de quitação coletiva. Para saber mais clique aqui

Até o dia 21 de setembro os representantes da chapa poderão fazer substituições de nomes nas chapas.

Cotas e Paridade

O 4º Congresso Nacional criou mecanismos para garantir maior participação das mulheres, dos jovens e das pessoas de etnia negra ou indígena nas direções partidárias.

Foi instituída a paridade de gênero na composição de todas as direções, delegações, comissões e nos cargos com função específica de Secretarias.

Pelo menos 20 % das vagas nas chapas e na composição final dos diretórios e das executivas deverão ser preenchidas por pessoas com menos de 30 anos de idade.

Além disso, no mínimo, 20 % das vagas deverão ser preenchidas por pessoas de etnia negra ou indígenas. Exceto nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde será observados os dados do CENSO 2010, conforme tabela abaixo:

São Paulo 14%
Paraná 11%
Santa Catarina 6%
Rio Grande do Sul 6%



Veja um exemplo de como serão as chapas no PED 2013, neste link do PED.

Ao inscrever sua chapa preste atenção nisso:

Quem já participou de uma mesma comissão executiva por 3 mandatos consecutivos não poderá concorrer novamente a um cargo na executiva.

Quem já participou de uma mesma comissão executiva por 2 mandatos consecutivos poderá concorrer a outro cargo na executiva.

Os presidentes podem concorrer a reeleição para apenas mais um mandato. Mas esta regra não se aplica ao Líder de Bancada.

Se você é usuários dos sistemas da RedePT, veja abaixo como usar o Sisped para registrar as chapas inscritas no seu diretório.

 

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais