Prefeitura supera meta de faixas exclusivas prevista para o ano: mais de 224 km já foram inaugurados

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Nesta segunda-feira (7), foram implantados mais 20,5 quilômetros de novas faixas exclusivas para ônibus em diversas regiões da cidade. Meta anunciada pelo prefeito Haddad era de 220 km até dezembro

A Prefeitura de São Paulo superou nesta segunda-feira (7) a meta traçada pelo prefeito Fernando Haddad de implantar 220 km de faixas exclusivas para ônibus até o final deste ano. Foram inaugurados 20,5 km de novas vias destinadas a aumentar a velocidade dos coletivos em todas as regiões da cidade. Com as novas faixas, sendo a maior delas na Radial Leste, com 10,5 km de extensão, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ atinge 224,6 km de faixas inauguradas desde janeiro. Nesta última etapa, foram implantados 15,4 km de faixas na Zona Leste, 1,8 km na Zona Norte, 2,4 km na Zona Sul e 900 metros na Zona Oeste.

As principais vias da cidade, como as marginais Pinheiros e Tietê e as avenidas Paulista, Dr. Arnaldo, Radial Leste e o Corredor Norte-Sul já tiveram as faixas exclusivas adotadas ao longo dos últimos meses.

"Se nós conseguirmos fazer com que parte da população use, nem precisa ser todo dia. Aquele que está habituado com o carro, se ele duas ou três vezes por semana decidir deixar o carro na garagem e se valer do transporte público, o funcionamento da cidade será bem melhor. Eu sei que há muitas pessoas que dependem do carro, mas ao menos se você substituir um, dois, três trajetos por semana pelo transporte público, a cidade funcionando melhor vai trazer mais bem estar para as pessoas", disse o prefeito Fernando Haddad nesta segunda-feira (7), durante evento do Dia Mundial do Trabalho Decente, na biblioteca Mário de Andrade, no Centro.

Velocidade
Um estudo preliminar divulgado em setembro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 77 novos trechos aumentou em 45,7%. De acordo com os dados, a velocidade média dos coletivos era de 14,3 km/h e, após a implantação das faixas, passou para 20,8 km/h. Os dados indicam que, um deslocamento de uma hora, agora, seria feito em 33 minutos.

Aprovação
A implantação de faixas exclusivas foi aprovada pela população. De acordo com pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo, também divulgada no último mês, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor das faixas. Entre os usuários de carro, a aprovação chega a 86%. Outra pesquisa, também de setembro, feita pelo Datafolha, aponta que 88% dos 823 entrevistados aprovam a adoção das vias exclusivas para ônibus, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam transporte individual.

"A tendência no mundo é essa: que a pessoa, pelo transporte público, economize tempo. E isso vale para Nova York, para Londres.. Só não valia para São Paulo, porque não havia uma política de privilegiar o transporte público. Com a mudança de postura da Prefeitura, isso tende a ser uma tendência. Ou seja, quem optar pelo transporte público acabará tendo benefícios, sobretudo em economia de tempo", completou o prefeito.

Zona Leste – 15,4 km

Na Radial Leste, que já contava com faixas exclusivas em ambos os sentidos, houve um prolongamento de 10,5 km nas avenidas Conde de Frontin, Antônio Estevão de Carvalho, José Pinheiro Borges, Rua Doutor Luiz Ayres, Túnel Jornalista Odon Pereira, que compõem a via. Os bairros da Vila Matilde, Vila Guilhermina, Cidade Patriarca, Vila Santa Tereza, Arthur Alvim e Itaquera, todos na Zona Leste, estão entre os beneficiados pela iniciativa. A exclusividade valerá de segunda a sexta-feira no sentido Centro das 5h às 9h e no sentido Bairro, das 16 às 21 horas.

Também na Zona Leste, a avenida São Miguel recebeu um complemento de 1,4 km de faixa exclusiva à direita. Os coletivos terão prioridade em ambos os sentidos da via, de segunda a sexta-feira das 6h às 20h. No sentido Centro, a nova faixa ficará entre a Praça Aleixo Monteiro Mafra (conhecida como Praça do Forró) e a avenida Dr. Custódio de Lima. No sentido Bairro, entre as ruas Taiuvinha e João José Rodrigues.

Em Ermelino Matarazzo, as avenidas Boturussu e Paranaguá ganharam 3,5 km de vias exclusivas, que operarão de segunda a sexta-feira. Na Boturussu, serão 2 km entre as avenidas São Miguel e Paranaguá, das 6h às 9h no lado ímpar e das 17h às 20h no lado par. Na Paranaguá, serão mais 1,5 km entre a São Miguel e Boturussu, das 6h às 9h e das 17h às 20h, em sentido único.

Zona Norte – 1,8 km
Na avenida Nova Cantareira, foram implantados 1,6 km de faixa exclusiva à direita, no trecho entre a avenida Água Fria (Praça Cel. PM Paulo de Tarso Augusto) e a Rua Maria Amália Lopes de Azevedo. A exclusividade valerá de segunda a sexta-feira pela nova faixa, das 6h às 9h no sentido Tucuruvi (Centro) e das 17h às 20h no sentido Tremembé (Bairro).

Outros 200 metros de vias exclusivas para coletivo foram inaugurados na Avenida Itaberaba. A faixa será operada de segunda a sexta-feira das 6h às 9h, no sentido Centro, entre as avenidas Inajar de Souza e Parada Pinto, ao lado do Terminal Cachoeirinha.

Zona Sul – 2,4 km
A região do Parque Ibirapuera ganhou 2,4 km de faixas exclusivas. A exclusividade valerá de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, na avenida Pedro Álvares Cabral, entre a rua Manuel da Nóbrega e o acesso à Av. Ibirapuera, nos dois sentidos e na avenida Professor Ascendino Reis, no sentido Centro, entre a rua Estado de Israel e a Pedro Álvares Cabral. Na Av. Ibirapuera, sentido Bairro, a via exclusiva será operada entre a Pedro Álvares Cabral e o Largo Mestre de Aviz.
Zona Oeste – 0,9 km

Complementando a faixa exclusiva já existente na Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, foram implantados 900 metros de vias para ônibus na região do Alto da Lapa. A operação será de segunda a sexta, das 6h às 9h, na Brigadeiro Gavião Peixoto, Monte Pascal e no Viaduto Domingos de Moraes, no sentido Centro. No sentido bairro, a faixa funcionará das 17h às 20h, nas ruas Brigadeiro Galvão Peixoto e Monte Pascal, entre a Laurindo de Brito e Belmonte.

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