Encontro com os Conselheiros Petistas traz novidades sobre o processo de descentralização na cidade

Compartilhar

O Diretório Municipal realizou neste sábado (12/04), o Primeiro Encontro dos Petistas eleitos para o Conselho Representativo. O evento ocorrido no Sindicato dos Químicos, na Liberdade, contou com a participação do Secretário de Governo Chico Macena e do vereador Nabil Bonduki.

Durante o evento, o Secretário de Governo destacou passos importantes que serão dados pela gestão Haddad para fortalecer o processo de descentralização. Segundo Macena o Conselho Representante faz parte da estratégia de descentralização da cidade. “A defesa da participação direta e representativa da gestão do PT é histórica”, ressaltou.

Entre os próximos passos da Prefeitura estão: a visita periódica dos Secretários as Subprefeituras para que eles possam dialogar com a região; a Prefeitura enviará quinzenalmente um informativo, mais denso aos conselheiros; o Prefeito passará a despachar algumas atuações nas Subprefeituras. Além de está previsto a publicação de um decreto para descentralizar as Secretarias.

O papel dos Conselheiros também teve destaque na fala do Secretário de Governo, segundo ele duas atuações são imprescindíveis: ajudar o planejamento territorial da gestão a partir da visão que possuem da luta do dia a dia e fiscalizar as ações da Prefeitura.

O vereador Nabil Bonduki resgatou em sua fala o processo histórico da descentralização na cidade, que teve início em 65 com a criação das administrações regionais, surgida em resposta ao movimento dos autonomistas. Nabil também destacou a representatividade dos Conselheiros. Segundo ele, o Conselho de Representante pode expressar a diversidade em um universo mais próximo da população, com um público de 10 mil habitantes, diferente de um vereador, que muitas vezes, precisa ter uma visão mais geral das questões do dia a dia. “Por exemplo, eu como vereador, preciso fazer o relatório do Plano Diretor, que trata a questão do planejamento da cidade de forma ampla”, complementou Bonduki.

Nabil também destacou a importância dos Conselheiros Participativos após a aprovação do Plano Diretor, com os Planos Regionais Estratégicos, segundo ele os conselheiros terão um papel de destaque na formulação e aprovação do projeto. O Plano Diretor visa reduzir as desigualdades sócio sociais da cidade, como, por exemplo, a relação entre o emprego e os empregados; e qualificar o padrão de urbanização da cidade.

Durante o evento, os conselheiros expuseram suas questões que foram relacionadas pelos membros da executiva do Diretório Municipal, João Bravin e Vera Machado. Ambos compuseram a mesa e deram encaminhamentos ao que foi apresentado pelos participantes. Um das propostas apresentadas foi a criação de um Fórum permanente dos Conselheiros Petistas.

O Diretório Municipal elaborou para o evento um material com informações sobre o impacto das ações da Prefeitura prevista no Plano de Metas e a transcrição do Seminário Descentralização e Conselhos Participativos, que ocorreu em setembro do ano passado na sede do Diretório Municipal. O evento foi organizado pela Liderança do PT na Câmara de Vereadores e contou com a presença de Aldaíza Sposati, Antônio Donato, Chico Macena, Nabil Bonduki, Alfredinho, Juliana Cardoso e Alessandro Guedes.

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais