Haddad entrega 2° trecho de duplicação da Belmira Marin - Grajaú

Compartilhar

A Prefeitura de São Paulo entregou neste sábado (2) mais um trecho de 1,4 quilômetro da duplicação da avenida Belmira Marin, no Grajaú, zona sul da cidade. Com a intervenção, a via passou a ter duas faixas em cada sentido, o que possibilitou a implementação de mais um trecho de 1,7 quilômetro de faixa exclusiva à direita para ônibus. A medida beneficia 179 mil passageiros por dia.


Esta segunda etapa da obra, entre a avenida Antonio Carlos Benjamin dos Santos até a Rua São Caetano do Sul, dá continuidade ao trecho já existente de 1,4 quilômetro entre as avenidas Senador Teotônio Vilela e Antônio Carlos Benjamim dos Santos, que foi entregue em 7 de junho pela Prefeitura. Os dois trechos custaram R$ 11 milhões.


Durante a cerimônia de entrega da obra, o prefeito Fernando Haddad lembrou que a duplicação da avenida é uma reivindicação da população há mais de 30 anos. O motivo das reclamações era o tempo que as pessoas passavam dentro do ônibus para ir ou voltar do trabalho no horário de pico. Agora, com a duplicação da avenida e da implantação das faixas o tempo do percurso de seis quilômetros foi reduzido em quase uma hora.


“São 30 anos de reivindicação que nós estamos cumprindo agora. E um trecho que era feito [de ônibus] em uma hora e 15 minutos, hoje a pessoa pode fazer em 15, 20 minutos. É um ganho para o trabalhador, sobretudo para a mulher trabalhadora, muito importante”, afirmou.


A duplicação consiste no alargamento da via, nova pavimentação, instalação de guias, reforma de bocas de lobo e poços de visita, redes de drenagem, realocação de postes e implantação de sinalização horizontal, vertical e semafórica.


O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, ressaltou que a duplicação da avenida Belmira Marin foi possível porque a via tinha calçadas com espaço para estacionar os carros. Esse espaço foi suprimido das calçadas, evitando a necessidade de desapropriações.


Segundo ele, outras avenidas da cidade também serão duplicadas para receber faixas exclusivas de ônibus. “Eu lembro que no início falavam que essa história de faixa de ônibus era só pintar. Na verdade, tem projeto e planejamento por trás”, disse.


A nova faixa exclusiva funciona de segunda à sexta-feira das 5h às 20h. Aos sábados, esta ativada 5h às 14h. As faixas foram implementadas no sentido Centro, entre a Rua São Caetano do Sul e a Rua Isabel Aguiar de Campos; e no sentido bairro, entre a Av. Antônio Carlos Benjamin dos Santos até a Rua São Caetano do Sul.


Pela Belmira Marin, no trecho dessa nova implantação, sentido centro, circulam 23 linhas de ônibus municipais, numa frequência média de 158 ônibus/hora. Já no sentido Bairro, passam 21 linhas de ônibus, com frequência de 140 ônibus/hora.


Cantinho do Céu

As obras na avenida Belmira Marin integram um conjunto de intervenções viárias na região do Cantinho do Céu. No total, 11 quilômetros da via terão requalificação, readequação de acessibilidade, 11 pontos de ônibus implantados ou realocados e 4,8 quilômetros de calçadas novas, entre outras melhorias.

 

Fonte: Secom - Prefeitura de São Paulo

Crédito: João Luiz / Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais