Mês da Juventude ocupa as ruas da cidade com debates e apresentações artísticas

Compartilhar

Durante todo o mês de agosto, os jovens de São Paulo terão um espaço especial para discutir o seu papel na sociedade. A secretaria municipal de Direitos Humanos preparou uma programação de debates e apresentações artísticas para comemorar o Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto. A primeira edição do Mês da Juventude terá como tema ‘Juventude nas Ruas’ e acontece de 5 a 30 de agosto.

A abertura da série de eventos será na terça-feira (5), às 19h, na Biblioteca Mário de Andrade, com um debate com representantes de movimentos que consagraram a luta da juventude nas ruas, em diferentes momentos da história. O tema será a participação dos jovens nos movimentos contra a ditadura militar, do Fora Collor e nas manifestações de junho de 2013.

O objetivo da programação especial é discutir o papel dos jovens nos rumos da política brasileira e resgatar a cultura de ocupação dos espaços públicos e de participação social nas mudanças da cidade. O Mês da Juventude é organizado pela Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com o Centro Cultural da Juventude (CCJ).

O centro cultural, localizado na Cachoeirinha, zona norte, recebe no dia 12 de agosto mesas de discussão sobre empreendedorismo, formação cultural e políticas de apoio e fomento às produções culturais de juventude.

Tema de interesse de grande parte dos jovens da cidade, o futebol também terá espaço na programação do Mês da Juventude, em um bate-papo que contará com a presença do jornalista Juca Kfouri. O encontro acontece no dia 14, às 19h, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

No dia 16, o Vale do Anhangabaú será ocupado por diversas produções culturais e a apresentação de projetos realizados por jovens. O evento será encerrado com um grande show, cujas atrações serão divulgadas em breve. No campo das artes, haverá também três sessões do Cine Direitos Humanos, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, e uma exposição de fotografia no Terminal Vila Nova Cachoeirinha, organizada pelo CCJ.

O Mês da Juventude ainda realiza, no dia 23, o encontro A Favor da Vida, na Praça dos Sete Meninos, zona norte. O local foi, por diversas vezes, cenário de violência contra jovens. O evento, que contará com uma apresentação do Mano Réu, se propõe a debater a desconstrução da cultura de violações e ressignificar o espaço público, fortalecendo a cultura dos direitos humanos.

Fonte: Secom - Prefeitura de SP

 

De 19/8 a 19/9
Local: Terminal Vila Nova Cachoeirinha
Exposição de Fotografia
Ao longo do mês de agosto, ocorrerão as oficinas Fotografia em Lata - Pin Hole e Fotografia como Experiência de Exploração Urbana no Centro Cultural da Juventude. O resultado das oficinas será exposto no terminal Vila Nova Cachoeirinha e celebrado com um debate de abertura, no dia 19/8, às 18h30, a respeito da importância da fotografia e sua relação com a juventude.

 

Dia 23, 16h às 22h
Local: Praça dos Sete Meninos
Encontro: A favor da vida
Cenário de uma chacina que revoltou o bairro do Jardim Elisa Maria, no distrito da Brasilândia, zona norte, a Praça dos Sete Meninos recebe o evento A Favor da Vida, uma parceria entre Centro Cultural da Juventude e a Casa Zumbi, por meio do projeto #CCJnaRua. A programação contará com apresentações de diversas linguagens artísticas e culturais. Com: Mano Réu, Samba do Bowl, ART – E, DJ Bolívia e Inquérito.

 

Dia 30, 11h
Local: Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca
Cine Direitos Humanos: Pré-estreia do filme ‘De menor’
(Brasil, 2013, 90 min). Dir.: Caru Alves de Souza. 14 anos.
Helena é uma advogada recém-formada que divide sua rotina como defensora pública de crianças e adolescentes no Fórum de Santos e os cuidados com o jovem Caio, com quem vive uma relação de cumplicidade e harmonia. O relacionamento dos dois é colocado em xeque quando Caio comete um delito.

 

Endereços

 

Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94, Centro
Tel.: (11) 3775-0002

 

Centro Cultural da Juventude
Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha
Tel.: (11) 3984-2466

 

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação
Tel.: (11) 3472-2368

 

Praça dos Sete Meninos
Rua Pedro Pomar, s/n, Jardim Elisa (Brasilândia)

 

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais