Haddad visita escola municipal na zona leste que oferecerá cursos do Pronatec

Compartilhar

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Jacuí, localizada em São Miguel Paulista, na zona leste, receberá cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Haddad, que visitou a escola nesta terça-feira (19).

"Todo mundo tem que ter uma profissão. Não necessariamente um diploma de universidade, mas pelo menos um curso técnico todo mundo precisa.  Nós estamos fazendo aqui e em uma outra escola de São Miguel o Pronatec, que é o ProUni [Programa Universidade para Todos] do ensino técnico, de graça e com qualidade. Nós temos uma escola técnica federal que só oferecia cursos na região do Pari. E agora estamos trazendo para São Miguel os cursos dessa escola, o IFSP [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia]. Então com o Pronatec nas nossas escolas, com cursos de ensino superior nos CEUs e com o Prouni e o Fies [nas universidades privadas] todo mundo vai ter oportunidade de vencer na vida", afirmou Haddad.


A escola municipal funcionará como uma unidade vinculada ao campus São Paulo do IFSP, oferecerá 240 vagas para oito cursos técnicos (veja relação abaixo), e a previsão é que as aulas comecem ainda neste semestre. Além deste equipamento, um outro prédio em São Miguel Paulista, que está em construção pela administração municipal, será cedido ao IFSP e oferecerá mais 400 vagas do Pronatec. A previsão é que a obra seja concluída em outubro, e as aulas nesta nova escola deverão começar em 2015.

Para se inscrever nos cursos do Pronatec o aluno deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escolas da rede pública de ensino. Também podem participar pessoas que fazem parte de famílias que recebem auxílios do governo, como aquelas que recebem o Bolsa Família. Famílias inscritas no Cadúnico também participam. Para se inscrever, o jovem deve procurar a instituição de ensino em que há o curso desejado e realizar a inscrição no período em que elas estiverem abertas. Clique aqui para mais informações sobre o Pronatec.


Em visita à região de São Miguel Paulista nesta terça-feira, o prefeito Fernando Haddad também inaugurou o sinal de internet gratuito do programa WiFi Livre SP na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, a Praça do Forró, e visitou as obras do Hospital Dia Rede Hora Certa de São Miguel Paulista.


Confira os cursos oferecidos na EMEF Vila Jacuí:

1. Operador de Computador (160 horas)

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Instala, configura e opera sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.

2. Programador Web (200 horas)

Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto

Desenvolve Web Sites usando técnica de elaboração de sites. Elabora layouts complexos em tableless. Testa e realiza manutenção em sistemas, respeitando os padrões técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual. Faz consultas ao sistema, segundo as especificações do projeto, documentando todas as etapas do processo.

3. Inglês Básico (160 horas)

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Compreende e usa expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunica-se na língua inglesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

4. Espanhol Básico (160 horas)

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Compreende e usa expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunica-se na língua espanhola de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

5. Auxiliar de Recursos Humanos (160 horas)

Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto

Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios.

6. Auxiliar Administrativo (160 horas)

Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto

Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

7. Administrador de Banco de Dados (200 horas)

Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo

Planeja, implementa, administra e realiza manutenção em servidores de banco de dados. Documenta todas as etapas do processo. Aplica políticas de segurança da informação para banco de dados, segundo procedimentos técnicos de qualidade e com respeito à propriedade intelectual.

8. Auxiliar Financeiro (160 horas)

Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto

Auxilia no processo de planejamento e controle de finanças. Apoia o processo decisório com base em indicadores financeiros. Opera os instrumentos para análise de riscos e crédito e de operações bancárias.

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais