São Paulo ganha ciclopassarela sobre Marginal Pinheiros

Compartilhar

O prefeito de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (20) uma ciclopassarela de 180 metros de extensão que liga o Parque do Povo à Ciclovia da Marginal Pinheiros, na zona oeste da cidade, passando sobre a marginal e os trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). 

"São Paulo está há uns 20 anos atrasado em relação ao resto do mundo, só que em pouco tempo nós vamos conseguir alcançar, porque nós estamos fazendo parcerias com o governo Federal, com o governo Estadual, estamos fazendo muita parceria. Então nós vamos correr atrás do prejuízo e entregar tanto trilho como BRT, quanto ciclovia, que é o que São Paulo já devia ter há pelo menos 30 anos", afirmou o prefeito Fernando Haddad.

A ciclopassarela é uma contrapartida de um empreendimento instalado na região e tem como objetivo minimizar os impactos no trânsito. O projeto da ciclopassarela foi concebido pela empresa responsável pelo empreendimento e aprovado na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Siurb). A via possui rampas e um elevador para facilitar o acesso, e foi construída com estrutura metálica, laje em concreto e guarda corpo em aço galvanizado.


Ciclovias
Até o momento, São Paulo conta com 20,3 km de rede cicloviária inaugurados nesta gestão. A meta é atingir 400 km até o final de 2015. Somente neste mês a Prefeitura pretende inaugurar 30,6 quilômetros de ciclovias na cidade.

"A ciclovia não é só mobilidade. As pessoas estão imaginando que é só questão de mobilidade. É também uma questão de mobilidade, mas é um transporte não poluente que faz bem para a saúde como nenhum outro transporte. É um transporte que dialoga diretamente com uma agenda de saúde, que tem a ver com alimentação, que tem a ver com obesidade, pressão alta, diabetes. Eu estou orientando o José de Filippi [Saúde] a convocar os médicos da Prefeitura para quando prescrever exercício físico citar a ciclovia", disse Haddad.

Nos próximos dias, a partir da ciclopassarela, será concluída a conexão com um novo trecho de ciclovia, que irá até as vias para ciclistas já existentes na Avenida Brigadeiro Faria Lima e na Marginal do Rio Pinheiros.

As primeiras ciclovias, dentro da proposta de expansão, surgiram em junho deste ano. Desde então, 12 ativações já foram realizadas (contando com esta da ciclopassarela).


Corredor

O prefeito Fernando Haddad também visitou nesta quarta-feira as obras do corredor de ônibus Faria Lima/Cidade Jardim. O trecho exclusivo será instalado entre a Av. Brig. Faria Lima e a Ponte Cidade Jardim, com extensão de 720 metros e investimento previsto de R$ 7,8 milhões, proveniente da Operação Urbana Faria Lima. 

A previsão é que a obra seja concluída em novembro. O novo eixo beneficiará pelo menos 160 mil usuários de ônibus municipais que passam por esse trecho.

Fonte: Secom - Prefeitura de SP

Últimos artigos

Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais
Rui Falcão: As alternativas do PT para a Previdência
segunda, 13 março 2017, 19:03
  Em meio às manifestações contra o desmonte da Previdência (e foi notável a reação das mulheres no 8 de março, dia de luta também contra o conservadorismo e a violência), abre-se agora o debate sobre qual a melhor tática... Leia Mais