São Paulo irá inaugurar 64,5 km de ciclovias até o final do mês

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Transportes apresentou o mapa das novas ciclovias que estão programadas para serem implantadas este mês na cidade.

Ao longo de setembro, 64,5 km de novos ramais estão previstos. Atualmente a cidade tem 107,9 km de ciclovias. Até o final de setembro, a prefeitura promete atingir 172,4 km.

Entre as ruas que terão vias exclusivas para bikes estão a alameda Barros e as rua Albuquerque Lins e Piauí, em Higienópolis, e as ruas João Ramalho e Ministro de Godói, em Perdizes. Também estão previstas ciclovias nas ruas Teodureto Souto, no Cambuci, e Honduras, nos Jardins.

Os novos trechos fazem parte da meta estabelecida pela gestão do prefeito Fernando Haddad, que prevê inaugurar, em média, 10 km de ciclovias por semana. O objetivo, até o final do ano, é implantar 200 km e, em 2015, mais 200 km.

No sábado, 13,4 km foram ativados nos bairros do Bom Retiro, Brás, Pacaembu, Jaguaré, Chácara Santo Antônio, Cambuci e Tatuapé.

De acordo com o secretário Jilmar Tatto, as inaugurações vão aproveitar as interligações e extensões já existentes, tendo como objetivo a construção de uma rede estrutural cicloviária. A ideia é que a cidade passe a ter 5% das viagens feitas por meio de bicicletas. Hoje, são menos de 1%.

Ainda segundo Tatto, as implantações estão sendo realizadas preferencialmente em ruas secundárias, e do lado esquerdo das vias.

“Estamos inserindo a bicicleta como um modal de transporte. Os novos percursos irão compor esta rede e serão conectados com terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho”, disse Tatto.

Empréstimo

A prefeitura planeja enviar para a Câmara até o final deste ano um projeto de lei para criação de um sistema público de compartilhamento de bicicletas. O novo modelo deve ser feito na forma de concessão pública por meio de Parceria Público Privada.

Fonte: Matéria jornal Metro

ciclovias-lista
Fonte: CET

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais