Haddad cria Comitê Integrado de Subprefeituras para articular ações da administração municipal

Compartilhar

O prefeito Fernando Haddad assinou nesta sexta (12) o decreto que cria o Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS). Sob coordenação da vice-prefeita Nádia Campeão, o grupo vai promover a integração das políticas públicas nas 32 subprefeituras. Com isso, a administração municipal pretende reforçar a atuação dos governos locais.

O comitê será formado por integrantes das secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Planejamento, Finanças e Negócios Jurídicos, mas terá o apoio de todas as secretarias municipais. O ato foi realizado na sede da Prefeitura, em uma cerimônia que contou com a presença dos subprefeitos.

“Eu acho que nós vamos dar um grande passo hoje com essa medida, que vai servir de exemplo para as futuras administrações. Não vamos mais ficar descasados, secretaria de um lado, subprefeitura do outro. Nós vamos agora ter um ponto de intersecção entre secretarias e subprefeituras que a rigor nunca existiu na cidade de São Paulo. Essa intersecção é que compõe a matriz de intervenção que vocês estão construindo coletivamente”, afirmou o prefeito.

O principal objetivo do comitê é articular ações, o planejamento e a gestão entre as subprefeituras e as secretarias, a fim de otimizar o tempo de desenvolvimento e fazer com que as demandas locais tenham mais visibilidade dentro do governo. “Agora você vai ter um canal em todo o governo que vai processar estas demandas com uma mesma diligência que os grandes temas recorrentemente recebem da administração”,  disse Haddad. 

“É muito gratificante entender as dificuldades que a gente tem para governar, a imensidão de São Paulo é um desafio extraordinário de 32 cidades com quase 380 mil habitantes, se a gente fosse medir a população. Então é uma coisa estimulante. A população precisa que a gente se concentre no governo e o governo local tem uma importância fundamental”, afirmou a vice-prefeita e coordenadora do comitê, Nádia Campeão. “É uma questão que praticamente não tem custo nenhum. Tem o custo de você modernizar métodos de gestão, depende muito da nossa compreensão e da nossa vontade de realizar”, explicou Nádia.

Desde o primeiro semestre, o prefeito tem adotado medidas para aproximar o governo central dos governos locais. Uma das iniciativas é o Gabinete Itinerante, que leva secretários municipais às subprefeituras. O programa é coordenado pela Secretaria de Governo Municipal e já realizou mais de 45 visitas e audiências.

Coordenação das Subprefeituras
A Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras continuará desenvolvendo o seu papel de articular os assuntos comuns nas subprefeituras no secretariado. “O desdobramento disso, do ponto de vista das demais secretarias, exigia uma instância de poder para compor essa matriz de atuação de cada secretário no território, que é o que está sendo criado agora”, disse Haddad.

“Com essa integração que começou a existir aqui entre as demais secretarias a gente sente a agilidade que a cidade está ganhando. É um ato para a administração muito forte, mas o que o cidadão já está sentindo é a velocidade que as subprefeituras e a interface com as demais secretarias nós vamos ter”, destacou o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, Ricardo Teixeira.

Fonte: Prefeitura de SP - Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais