Haddad faz reabertura do Clube Tietê durante Virada Esportiva

Compartilhar

A cidade de São Paulo ganhou neste sábado (20) 50 mil m² de área multiuso de lazer e esporte na zona norte. O antigo Clube de Regatas Tietê, localizado na avenida Santos Dumont, foi reformado pela Prefeitura e reaberto para a população durante a abertura da oitava Virada Esportiva. O prefeito Fernando Haddad esteve no local nesta manhã acompanhado de diversos secretários municipais. 


O novo Centro Esportivo e de Lazer Tietê oferecerá ao público cinco ginásios, quatro quadras de tênis, quatro de basquete 3x3, quatro quadras poliesportivas, além de um salão de jogos. O espaço também contará com uma pista de caminhada e mais de 19 mil m² de área livre, coberta por grama sintética. Terá playground para crianças, brinquedoteca e sala de leitura. Para a terceira idade, um espaço com mobiliário para a prática de exercícios físicos ao ar livre. Até o final de 2015, o equipamento deverá receber uma pista de skate, que será instalada em uma área de 3 mil m², cujo projeto executivo ainda está sendo finalizado. Além disso, o novo centro será também um grande equipamento para a área da cultura. 


"Estamos reabrindo este espaço, que agora é público, para a sua fruição [pela população]. É o maior espaço de grama sintética da cidade. São Paulo perdeu dois espaços para shows, o Parque Ibirapuera (Praça da Paz) e o Pacaembu. Temos agora um espaço de 20 mil m² em uma localização que é simultaneamente perto do metrô, ou seja, de fácil acesso, e também no centro, em um lugar adequado para shows porque não vai perturbar a vida de ninguém", destacou Haddad.

O primeiro show no local está previsto para o fim de semana do dia 11 de outubro, quando toda a reforma do espaço será concluída. O novo centro deverá receber até 40 mil pessoas para eventos de grande porte. 

"A cidade de São Paulo sempre sonhou em ocupar os espaços públicos que pertenciam a ela. Esse é o maior exemplo: um local localizado na confluência do Corredor Norte-Sul, com o Corredor Leste-Oeste. É isso que a população espera da nossa gestão: que a gente devolva os espaços públicos para que a população possa aproveitar", afirmou o secretário municipal de Esporte Celso Jatene.

O Centro Esportivo e de Lazer Tietê local funcionará das 7h às 23h, diariamente. Segundo o secretário, em breve o equipamento deverá ser incluído no programa Revirando a Virada, oferecendo então atividade também às madrugadas de sábado para domingo. O equipamento recebeu investimentos em torno de R$ 14 milhões, valor que cobriu gastos com serviços de limpeza, reformas e obras.

 
Sonia Maria Dias, de 53 anos, saiu com as netas do Jardim Ângela, na zona sul, para conhecer o mais novo centro de lazer municipal. "Quando era mais nova, corria e jogava vôlei. Nunca profissionalmente, sempre na brincadeira. Acho importante passar essa adoração pelo esporte para as minhas netas. E este lugar é incrível. Certamente viremos aqui outras vezes", afirmou.
 

De ainda mais longe veio o estudante Samuel Vitor da Silva, de 16 anos, que vive em Poá, município localizado a quase 50 quilômetros do centro da capital. O jovem chegou ao Centro do Tietê com alguns outros amigos para jogar basquete. "Normalmente treino na minha cidade. Mas com um espaço que possui essa qualidade, vale a pena, sim, deixar Poá para treinar aqui aos finais de semana", disse. 

Também estiveram presentes na entrega do equipamento a vice-prefeita Nádia Campeão e os secretários municipais Chico Macena, de Governo; Marianne Pinotti, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Simão Pedro, de Serviços; José de Fillipi Júnior, da Saúde; César Callegari, da Educação; Leonardo Barchini, de Relações Internacionais e Federativas; e Paulo Frateschi, de Relações Governamentais.


Acesso

O acesso do público ao novo espaço público será aberto e gratuito. Aqueles que quiserem participar dos programas esportivos da Secretaria Municipal de Esportes, entretanto, deverão fazer uma carteirinha para a utilização do centro em locais e horários pré-determinados. Para obtê-la, basta o munícipe levar ao local o RG, uma foto 3x4, comprovante de residência, além de um atestado médico que comprove que não há restrição à prática esportiva.


Virada Esportiva


A oitava edição da Virada Esportiva teve início neste sábado e se estenderá também ao longo de todo o domingo. O evento conta com atividades espalhadas por mais de 400 endereços em toda as regiões da capital paulista. 

Entre os destaques da Virada 2014 estão seis arenas especialmente montadas para que a população possa conhecer a prática de esportes pouco comuns na cidade como o wakeboard e a asa-delta. Elas estão localizadas no Anhangabaú, Guarapiranga, Tietê, Parque Independência, Parque do Carmo e Villa-Lobos onde também é possível praticar atividades inusitadas, como rapel, artes marciais, tirolesa e exercícios militares.

 
Durante a abertura do evento, no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, o prefeito Fernando Haddad destacou a inclusão de atividades voltadas para pessoas com deficiência na programação oficial da iniciativa. 
 
"Essa é a Virada Esportiva tradicional, mas com um ingrediente novo, que é a Virada para a pessoa com deficiência. É a primeira vez que se faz [isso]. Acho que é um gesto importante, uma vez que o Brasil é destaque no mundo no esporte paraolímpico. É um gesto para demonstrar que a Virada é realmente universal para todo e qualquer cidadão de São Paulo", afirmou o prefeito. 
 

Os destaques da Virada Para Esportiva são partidas de vôlei, basquete, tênis e futebol adaptadas, além de capoeira e judô.

Fonte: Secom - Prefeitura de SP

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais