Gestão Haddad recebe posse da Chácara do Jockey para transformar área em parque público

Compartilhar

A Prefeitura de São Paulo recebeu na tarde desta quinta-feira (2) a posse da Chácara do Jockey, localizada no Butantã, na zona oeste, que pertence ao Jockey Club de São Paulo. A área, de 140 mil metros quadrados, foi declarada de utilidade pública e está em processo de desapropriação pela administração municipal para ser transformada em um parque público municipal. Os moradores da região lutam pela criação do parque no espaço há mais de 30 anos.

“A partir de hoje, após 30 anos de reinvindicação, a Chácara do Jockey se torna um parque público. É uma área com quase 150 mil metros quadrados, no centro do Butantã, que é um local desprovido de áreas verdes e que agora, vai contar com um dos melhores parques da cidade”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Na ação de desapropriação do imóvel, a Prefeitura ofereceu R$ 63,9 milhões pela área. O valor da indenização será compensado pela dívida de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que o Jockey tem com a administração municipal. Com isso, a Prefeitura não desembolsará o valor da indenização para desapropriação da Chácara. Essa negociação foi formalizada pela Prefeitura e o Jockey em um acordo, o que permitiu a imissão na posse da área em favor da Prefeitura. Como o valor da área ainda está sob análise pericial, a transferência de titularidade do imóvel será feita posteriormente.

“O mais importante é que a partir de agora, essa área se torna um parque público para sempre, independentemente do valor que o juiz fixar da área. Se fixar em um valor abaixo da dívida, o Jockey complementa. E se for acima, a Prefeitura complementa”, disse o prefeito.

“Parabéns para todos os moradores que lutaram por essa conquista. Esse parque será uma grande força para o bairro, para a comunidade e para a cidade de São Paulo”, afirmou o presidente do Jockey Club, Eduardo Rocha Azevedo.

De acordo Haddad, apesar de não haver prazo para a abertura do espaço ao público, as obras de readequação do espaço são simples. As árvores serão mantidas, as cocheiras serão preservadas e utilizadas para atividades culturais e um prédio de 4.000 metros quadrados, que nunca foi finalizado, deverá ser reformado para abrigar ações de educação e cultura. Uma inspetoria da Guarda Civil Metropolitana (GCM) será instalada no local e um projeto de melhoria da iluminação será realizado. O projeto “Pequeninos do Jockey” terá suas atividades de formação de jovens atletas mantidas.

“O parque foi preservado pelo Jockey. Não é uma área degradada que exija grandes investimentos. A parte cultural vai exigir sim, as cocheiras não estão preparadas para receber ateliês e estúdios, mas a área verde vai ser aberta mais rapidamente”, afirmou Haddad.


Comunidade
Os moradores da região do Butantã, que não contam com parques e áreas verdes, valorizaram a iniciativa de transformação da Chácara do Jockey em parque e estão ansiosos pela abertura ao público após mais de 30 anos de luta.

“Não dava para entrar, conhecer ou ver o que tinha. Hoje está aberto e isso é muito importante. Com essa área, a cidade ganha, o Butantã ganha e a iniciativa de devolver ou dar a cidade um espaço verde desse tamanho é maravilhosa”, afirmou o morador da Comunidade Real Parque Denis Veiga Junior, 53, integrante da Rede Butantã.

“Passava aqui, via tudo fechado e achava até que era um quartel. É a primeira vez que entrei e estou achando ótimo, porque não temos parques aqui por perto. Tenho quatro netos, três são pequenos e vamos poder passear e jogar bola, que eles adoram”, disse a moradora da Comunidade Real Parque Elza Maria Vaz, 66.

Fonte: Prefeitura de SP- Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais