Haddad entrega primeiro trecho da Ciclovia Jardim Helena/São Miguel com 3,7 km de extensão

Compartilhar
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Transportes – SMT, por meio da CET, e da Secretaria das Subprefeituras. Circuito terá 11,9 km que farão a ligação cicloviária das regiões de São Miguel Paulista e Jardim Helena.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT), por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entrega a partir deste domingo, 12/10, o primeiro trecho da Ciclovia do Jardim Helena, na Zona Leste da cidade. Esse trecho, com 3,7 km, passará pelas ruas Cardon e Criúva bem como pelas avenidas Moacir Dantas Itapicuru e Dep. Dr. José de Aristodemo Pinotti. O percurso todo terá 11,9 km, ligando as regiões do Jardim Helena e São Miguel Paulista.

A ciclovia desta primeira fase será bidirecional, ocupando parte da calçada, no trecho formado pelas ruas Cardon e Criúva. Nessas vias, a calçada foi alargada para a implantação da ciclovia, em obra executada pela Subprefeitura de São Miguel Paulista.

No trecho da Avenida Moacir Dantas Itapicuru, a faixa exclusiva para bicicletas é bidirecional sobre a pista. Já na parte da Avenida Deputado Dr. José de Aristodemo Pinotti a ciclovia é unidirecional, junto ao canteiro central, em ambos os lados. O novo ramal segue o seguinte trajeto:

  • Rua Cardon, entre as ruas Suzana e Criúva;
  • Rua Criúva, entre a Rua Cardon e a Avenida Nordestina;
  • Avenida Moacir Dantas Itapicuru, entre as avenidas Nordestina e Deputado Dr. José de Aristodemo Pinotti;
  • Avenida Deputado Dr. José de Aristodemo Pinotti, entre as avenidas Moacir Dantas Itapicuru e Marechal Tito.

Segundo dados da pesquisa Origem/Destino do Metrô realizada em 2007, o Jardim Helena possui o maior número de usuários de bicicleta do município. A integração intermodal com o sistema metroferroviário é uma forte característica da região, já que o deslocamento para o trabalho aparece como um dos principais motivos das viagens realizadas.

"O objetivo é atender a demanda da população local, além de aumentar as condições de segurança dos usuários de bicicleta, propiciar a facilidade de locomoção, garantindo acessibilidade ao sistema de transporte coletivo e valorizar o espaço público das pessoas", afirmou o secretário de transportes Jilmar Tatto.

Nesta gestão, a cidade ganhou, até o momento, 91,1 km de vias destinadas aos ciclistas. Antes dos novos ramais, que vêm sendo inaugurados desde junho, havia 63 km de ciclovias. A meta da Prefeitura e da SMT é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015.

Novas ativações

A partir deste domingo, 12 de outubro, serão entregues dois percursos cicloviários que, juntos, somam 7,3 novos quilômetros de ciclovias a entrar em operação:

1)   Ciclovia no Jardim Helena/São Miguel Paulista - 1ª. etapa = 3,7 km;

2)   Ciclovia no Jaraguá (Av. Amador Aguiar e outras vias) = 3,6 km.

Recomendações ao Público

  • Respeite a sinalização;
  • Respeite a ciclovia desde o início da implantação da mesma;
  • Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.

Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

Fonte: Comunicação - CET - Companhia de Engenharia de Tráfego

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais