Haddad apresenta projeto do primeiro túnel exclusivo para ônibus na zona leste

Compartilhar

O prefeito Fernando Haddad apresentou nesta sexta-feira (17) o projeto do primeiro túnel exclusivo para ônibus, que ligará o viaduto Antonio Nakashima, na região da avenida do Estado, à avenida Alcântara Machado, na zona leste. O túnel, que terá 700 metros de extensão, integra as obras de construção do corredor de ônibus Radial Leste 1, previsto para ter um total de 12 quilômetros e investimentos de R$ 455 milhões.


“Vamos fazer um túnel de acesso ao Parque Dom Pedro. É o primeiro túnel construído exclusivamente para transporte coletivo, e só com isso vamos economizar 15 minutos porque vai evitar um contorno irracional. O ônibus vai chegar diretamente no terminal”, afirmou Haddad, que visita nesta tarde a obra, acompanhado da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.


A construção do túnel faz parte de uma série de intervenções em mobilidade e drenagem na cidade com apoio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O prefeito e a ministra visitam nesta sexta-feira (17) cinco dessas obras que estão em andamento.


“É a maior obra de mobilidade urbana da história de São Paulo. Hoje vamos para três regiões da cidade: zonas sul, norte e leste, para que a ministra possa constatar o andamento das obras dano sequência à liberação dos recursos para que possamos acelerá-las”, disse Haddad.


A ministra disse que está entusiasmada com o andamento das obras. “Ouvi de vários de moradores a importância das obras porque suas casas não vão ser mais atingidas por enchentes. Quando o viário estiver pronto, vai desafogar muito o trânsito, principalmente do transporte coletivo”, disse Miriam.


A visita começou nas obras de requalificação do Corredor da M’boi Mirim, na zona sul. Com extensão de oito quilômetros, o corredor está recebendo a reconfiguração total das paradas, fim de pontos à direita com realocação à esquerda, a readequação do sistema de informação ao usuário e a implantação de alça de retorno no Terminal Guido Caloi. As guias e calçadas da Estrada do M'Boi Mirim também estão passando por readequação e o novo passeio atenderá as normas de acessibilidade com padronização da largura, com eliminação dos degraus e desníveis. A obra tem investimentos de R$ 99 milhões e foi iniciada em novembro do ano passado.


A segunda vistoria foi nas obras de canalização do córrego Ponte Baixa, também na zona sul, na região da rua Guilherme Valente com a avenida Luiz Gushiken, que faz parte do pacote de intervenção e já foi entregue pela Prefeitura. Além da avenida, foram entregues dois viadutos da obra, a canalização do trecho entre o desemboque no canal do Guarapiranga e Terminal de ônibus com 1.300 metros e o coletor tronco de esgotos em ambas as margens em uma extensão de 800 metros. Também já foi concluído o remanejamento da adutora de água potável de diâmetro 1.200 milímetros. Ainda estão em execução a continuação da canalização e do sistema viário entre Guilherme Valente e José Barros Magaldi com 560 metros e a execução da canalização do córrego Jardim Letícia, além de outras intervenções.


No período da tarde, o prefeito e a ministra começam a visita ao terceiro ponto nas obras de implantação do Corredor Berrini, também na zona sul. Com investimentos de R$ 45 milhões, a construção prevê faixa de ultrapassagem nas paradas, cobrança desembarcada e pavimento rígido. O corredor terá 3,3 quilômetros de extensão.


As obras do Corredor Inajar de Souza, zona norte, serão a quarta construção vistoriada. Com 14,6 quilômetros de extensão, a via exclusiva à esquerda terá pavimento rígido e nas paradas, serão implantados rebaixamento de calçada na travessia de pedestres. Os pontos terão os novos modelos e o canteiro central contará com ciclovias. O corredor terá investimentos de R$ 170 milhões.


O último ponto da visita será nas obras do Corredor Radial Leste 1 no canteiro localizado na avenida do Estado, na altura do número 3.350, na região do Parque Dom Pedro. O corredor passará por toda a Radial Leste desde a estação da Linha-1 Vermelha, Dom Pedro até a Vila Matilde. Além do túnel exclusivo para ônibus, o corredor também contará com piso rígido e faixa de ultrapassagem nas paradas. O corredor deverá beneficiar 220 mil pessoas por dia. Outros dois corredores, o Radial Leste 2, com 5 quilômetros e o Leste com 14 quilômetros, completarão todo a extensão da avenida até chegar ao Terminal Itaquera, que também está sendo modernizado com recursos do PAC.

Fonte: Prefeitura de SP - Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais
Rui Falcão: As alternativas do PT para a Previdência
segunda, 13 março 2017, 19:03
  Em meio às manifestações contra o desmonte da Previdência (e foi notável a reação das mulheres no 8 de março, dia de luta também contra o conservadorismo e a violência), abre-se agora o debate sobre qual a melhor tática... Leia Mais