Moda no CEU leva eventos da São Paulo Fashion Week para bairros de periferia

Compartilhar

A programação do principal evento de moda da América Latina chega a quatro Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital. Uma parceria entre a São Paulo Fashion Week e a Prefeitura leva desfile, palestras, workshops, filme e exposição para bairros da periferia da cidade. O prefeito Fernando Haddad acompanhou nesta quinta-feira (6) desfile e conversa com o estilista Alexandre Herchcovitch no CEU Vila Curuçá, zona leste.

“Toda a ideia é romper os muros que separam o centro da periferia da cidade. Para ter uma cidade só, tem que trazer para os bairros aquilo que era privativo dos moradores do centro expandido. Com essas iniciativas de trazer o que há de mais avançado na cultura para cá e abrindo espaço para a cultura local interagir com a cultura de caráter mais universal, vamos promovendo as linguagens, a troca, o intercâmbio”, afirmou Haddad, que foi recebido no evento por Paulo Borges, diretor criativo da SPFW.

Em sua quarta edição, o projeto Moda no CEU leva a moda às comunidades, alunos, educadores e funcionários da rede municipal de ensino. Nesta quinta-feira (6), o CEU Vila Curuçá recebe ainda, às 15h, a palestra A construção da roupa, com o estilista Vitorino Campos. Na sexta-feira (6), é a vez do CEU Caminho do Mar, zona sul, receber às 11h um workshop da empresa de cosméticos Boticário.

Nesta manhã, Herchcovitch apresentou para um público de quase 500 pessoas sua coleção feminina de inverno, inspirada em jardins e flores. Em conversa com estudantes e educadores, o estilista falou sobre sua formação, sobre seu processo criativo e sobre o mercado de moda. “Quero agradecer esta oportunidade. Muitas vezes quando a gente faz moda mostra a coleção só para poucas pessoas e eu estou realizando um grande sonho de compartilhar com vocês minhas ideias, é uma história que se completa”, disse o estilista.

Para o secretário Cesar Callegari (Educação), o evento acompanha uma política educacional de trazer produção cultural de alta qualidade para as unidades. “É um traço importante na política educacional de São Paulo, o contato com criações coletivas, que envolvem inspiração e muito trabalho. Aqui temos uma homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da moda”, disse Callegari.

A semana de moda paulistana chega neste semestre a sua 38ª edição e se prepara para comemorar 20 anos de existência em 2015. As novas coleções são apresentadas até 7 de novembro no parque Cândido Portinari, na zona oeste. Em sua última edição, no primeiro semestre de 2014, o evento gerou 11 mil empregos diretos e indiretos, além de movimentar R$ 2 bilhões em negócios.

EMEI CDHU Itaim
O prefeito Fernando Haddad aproveitou a visita à zona leste da cidade para conhecer a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) CDHU Itaim A, no Itaim Paulista. Lá ele conversou com pais e profissionais da instituição e ouviu deles as principais demandas locais. Durante a visita, a unidade recebeu ainda uma muda de Pitangueira, que será plantada na área externa da escola.

Inaugurada em setembro de 2013, a EMEI CDHU Itaim A possui 428 alunos matriculados e 32 professores. O equipamento conta com sete salas de aula e uma brinquedoteca.

Também acompanharam o encontro o secretário César Callegari e os subprefeitos do Itaim Paulista, Miguel Ângelo Gianetti, e de Cidade Tiradentes, Adriana Morales.

Fonte: Prefeitura de SP - Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais