Guarda Civil Metropolitana intensifica atividades de proteção ambiental

Compartilhar

A Guarda Civil Metropolitana irá intensificar e tornar mais ágeis suas ações de proteção ambiental. A nova Superintendência Ambiental, lançada pelo prefeito Fernando Haddad nesta quarta-feira (10), irá coordenar a atuação dos guardas na prevenção e combate a crimes contra o ambiente, articulada com as secretarias do Verde e do Meio Ambiente e de Coordenação das Subprefeituras. Os trabalhos também serão agilizados com a chegada de 30 novas viaturas, equipadas para o policiamento ambiental.


“Estamos estruturando uma força-tarefa para que os subprefeitos possam acionar e os guardas tenham os meios necessários para uma ação efetiva antes que se consume o dano ambiental. Porque depois de consumado o crime ambiental, é muito difícil reparar o dano à natureza”, afirmou Haddad. Entre as ações de proteção do ambiente, Haddad mencionou também o desenvolvimento do Pólo de Ecoturismo de Parelheiros.


A Guarda Ambiental tem um efetivo de 239 guardas e atua em parques e áreas de proteção de ambiental da capital. Esse efetivo passará a ficar diretamente subordinado à nova superintendência. Inicialmente serão três sedes: Anhanguera Cantareira, Capivari-Monos e Carmo-Tietê.


Antes da criação da superintendência, estes guardas eram alocados nas inspetorias de 18 subprefeituras das regiões norte, sul e leste. “Nós detectamos que nós precisávamos melhorar o tempo de resposta nas nossas ações. Isso porque nas questões ambientais algumas horas podem significar muito no sucesso ou no fracasso das nossas operações”, disse o secretário Roberto Porto (Segurança Urbana).


As 30 novas viaturas são caminhonetes com tração nas quatro rodas, especialmente equipadas e adesivadas para atuação da Guarda Ambiental. Segundo Gilson Menezes, comandante geral da GCM, 10 veículos atenderão a zona leste, oito atuarão na noroeste e 12 protegerão a região sul. O investimento nas viaturas é de R$ 5,7 milhões, em três anos.


Uma das caminhonetes será especialmente preparada para o resgate de animais silvestres e ficará disponível no Parque do Ibirapuera, na Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre, para atender este tipo de ocorrência. Denúncias e chamados poderão ser feitos através da central de atendimento 153 da GCM.


De acordo com ocoordenador do Programa de Proteção Ambiental, inspetor Roberto Crisóstomo, as operações mais comuns da Guarda Ambiental envolvem invasão de áreas de proteção, ocupação de áreas de risco e proteção de animais silvestres. “Estes guardas têm muita experiência na mediação de conflitos, oferecem orientações e têm formação especial. Pelo policiamento comunitário, o guarda tem conhecimento da área e pode também fazer um trabalho preventivo. Temos também equipamentos específicos, como o cambão (equipamento usado para reboque de veículos) e caixas para transporte de animais, além de trabalharmos em parceria com biólogos e veterinários”, explica o inspetor.


As operações da nova superintendência serão articuladas a outras áreas da Prefeitura por meio de uma Operação Integrada de Defesa Ambiental. “Foi criado um programa que integra três secretarias: a de Segurança Urbana, Verde e Meio Ambiente e Coordenação as Subprefeituras, porque estas secretarias têm a tarefa de chegar às áreas que precisam ser protegidas”, explicou a vice-prefeita Nádia Campeão. Também participaram do lançamento do programa os secretários Ricardo Teixeira (Coordenação das Subprefeituras), Wanderley do Nascimento (Verde e Meio Ambiente), Nunzio Briguglio (Comunicação) e Chico Macena (Governo).

Fonte: Prefeitura de SP - Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais