Praça das Artes recebe exposição interativa "O Mundo Segundo Mafalda"

Compartilhar

Crianças e adultos poderão visitar até 28 de fevereiro a exposição interativa "O Mundo Segundo Mafalda", instalada na Praça das Artes, no centro da capital. Mafalda, criação do cartunista argentino Quino (Joaquin Lavado), é a grande estrela da exposição, que chega a São Paulo depois de ter passado não só por diversas províncias argentinas, mas também pelo Chile, Costa Rica e México. Neste ano, a personagem completa 50 anos. A mostra tem entrada gratuita e ficará em cartaz até 28 de fevereiro, sempre das 9h às 20h.

Dividida em 13 módulos e duas oficinas, "O Mundo Segundo Mafalda" é uma viagem pelos cartuns e histórias em quadrinhos que cativam leitores de todo o mundo. A mostra, pensada para adultos e crianças, apresenta também outros elementos que ajudam Mafalda a compreender o mundo cada vez mais confuso para seus pequenos olhos, como sua casa, o carro de seus pais, os amigos, seu armário, os globos 'terráqueos', além de publicações originais.


As tirinhas foram publicadas entre 1964 e 1973, quando o contexto histórico era o da guerra fria e quando tiveram início também as ditaduras militares latino-americanas, no Brasil e na Argentina inclusive. Mas as preocupações da personagem com o mundo permanecem atemporais.


Segundo a curadora da exposição, Sabina Villagra, a mostra foi pensada para as crianças, de modo a incitar neles questionamentos sobre o mundo que os cercam. "Há um pensamento que inspira e dá sentido à exposição: não há liberdade sem escolha e não há escolha sem conhecimento. As crianças devem ter a oportunidade de conhecer as peculiaridades da Mafalda e o trabalho de Quino, o que seria uma outra forma de ver o mundo", disse.

Amigos de Mafalda
Além de Mafalda, estão na exposição os eternos amigos Manolito, Felipe, Susanita, Miguelito, Guille e Libertad, e foram recriados alguns dos ambientes frequentados pela personagem, como a mesa familiar, a vitrola que toca seus amados Beatles, uma antiga TV em preto e branco e outros objetos, como móveis comuns à classe média da época.

As crianças que visitarem a exposição terão ainda a oportunidade de participar de oficinas. Em uma delas, eles poderão desenhar e pintar com carimbos dos principais personagens das histórias em quadrinhos que consagraram Quino como uma celebridade do humor mundial, seguindo o modelo de criação do cartunista. Em outra, eles poderão dar asas à imaginação e criar invenções tais quais as da garotinha argentina de Quino.

Criador de Mafalda
Na exposição, há um módulo dedicado ao criador de Mafalda. Filho de pais espanhóis, o cartunista Joaquim Lavado nasceu em Mendoza, Argentina, em 1932, e foi seu tio, Joaquín Tejón, um pintor e desenhista, que o iniciou nas artes gráficas. Hoje, aos 81, Quino - como ficou conhecido - vive recluso e não desenha mais. Este ano, ele recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias, um dos mais importantes do mundo, na categoria Comunicação e Humanidades.

A iniciativa teve um investimento de R$ 600 mil por parte da administração municipal. Trata-se de uma realização da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e o programa São Paulo Carinhosa, em parceria com a produtora cultural Mundo Giras e com a curadoria do Museo Barrilete da cidade de Córdoba, Argentina. A mostra integra ainda a programação do Circuito São Paulo de Cultura.

Serviço:


O Mundo Segundo Mafalda
Praça das Artes, na Avenida São João, 281 - Centro - São Paulo
Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô
Entrada grátis
De 17 de dezembro até 28 de fevereiro de 2015
Todos os dias, das 9h às 20h
Atenção: nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e de 1º a 6 de janeiro não haverá expediente

Fonte: Prefeitura de SP - Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais