Com Haddad, CEUs da capital abrirão 900 vagas em curso de Pedagogia

Compartilhar

O prefeito Fernando Haddad lançou nesta quarta-feira (6) no CEU Quinta do Sol, zona leste da cidade, um edital que abre inscrições no curso de Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso, com modalidade semipresencial, oferece 900 vagas, distribuídas em 18 dos 32 polos da UAB que funcionam nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 7 e 27 de maio.

"Nós não podemos deixar um palmo de chão de São Paulo sem um gesto na direção da educação. Esse projeto fortalece os laços com a comunidade. O nosso papel agora é divulgar isso, pois tem muito jovem que com certeza quer ser professor e tem que receber do Estado o apoio devido para conseguir realizar a sua vocação. Nós temos que oferecer as condições para que essa juventude se apaixone pela educação e possa se realizar ensinando os nossos jovens e nossas crianças", destacou Haddad. 

A iniciativa, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), com apoio da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), oferecerá 50 vagas por polo. A carga horária do curso é de 40% de atividades presenciais e 60% de atividades virtuais. 

O candidato deverá estar em exercício na educação básica, seja na Rede Municipal de Ensino - direta ou conveniada -, na rede estadual ou até mesmo na rede particular da Grande São Paulo.

"É significativo para a população dizer que tem no seu bairro uma universidade pública, gratuita, neste caso com a qualidade da Unesp. São 900 pessoas que poderão cursar pedagogia. Por que pedagogia? Para valorizarmos ainda mais os professores", pontuou o secretário municipal de Educação, Gabriel Chalita, destacando que o curso se destina aos docentes que têm alguma licenciatura, mas não a formação em Pedagogia. 

Presente no encontro, o reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan, afirmou que a estrutura descentralizada da instituição vai ao encontro do ensino à distância e da difusão de uma educação de qualidade. Atualmente, a Unesp tem 34 unidades, distribuídas em 24 cidades do Estado. 

"Eu costumo dizer que a Unesp está se preparando para aquilo que vai ser uma política de Estado em pouco tempo, que é o ensino a distância. O ensino à distância é, comprovadamente em vários países do mundo, a melhor forma de inclusão", pontuou. 

As inscrições para o curso de Pedagogia custam R$ 75,00 e deverão ser feitas pelo site da Vunesp. O processo seletivo terá uma prova de conhecimentos gerais e uma redação, aplicada no dia 21 de junho. Os resultados serão divulgados no dia 8 de julho.


Portal
Na ocasião, foi também lançado o portal UniCEU, por meio do qual qualquer cidadão poderá ter acesso às informações sobre os cursos oferecidos nos CEUs da capital por meio da UAB. 

"A gente quer que cada vez mais as pessoas conheçam as universidades nos CEUs e os cursos que são ofertados por meio dos polos", afirmou Joane Vilela, assessora especial da Secretaria Municipal de Educação. 

No site, os cidadãos têm informações sobre os 32 polos da capital, as instituições parceiras e os cursos oferecidos, inclusive com inscrições abertas.

Fonte: Prefeitura de SP - Secom

 


Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais