Conjunto José Bonifácio recebe melhorias com ação integrada “Prefeitura no bairro"

Compartilhar

 

A primeira etapa da oitava edição do programa “Prefeitura no bairro” na região do Conjunto José Bonifácio, zona leste, foi encerrada neste sábado (21) com resultados positivos e melhorias para os mais de 250 mil moradores da região. A ação integrada serve para levar aos bairros periféricos serviços voltados ao cidadão, intervenções de zeladoria e políticas públicas municipais, reunindo todas as secretarias, intensificando pequenas intervenções e atendimentos sociais.

"Praticamente toda a Prefeitura está aqui com uma unidade de atendimento para recolher da população demandas, sugestões, recomendações, críticas, porque quanto mais informações chegarem ao nosso conhecimento melhora o nosso trabalho. Nós viemos aqui muito mais para aprender, recolhendo essas informações para poder processá-las e entregá-las para vocês”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Até 23 de maio, os moradores do bairro também terão à disposição no pátio da Inspetoria Regional Itaquera da Guarda Civil Metropolitana (GCM) postos de atendimento para orientações e demandas em áreas como transportes, trabalho, direito das mulheres, saúde e educação. Na próxima semana, serão realizadas ações do governo local e da Subprefeitura de Itaquera, completando os 15 dias de intensificação de melhorias nas áreas beneficiadas.

“Uma equipe grande da Prefeitura de São Paulo atuou aqui durante a semana inteira, atendendo este programa, que toda semana vai a um bairro diferente da cidade levando uma porção de serviços que a Prefeitura pode prestar, mas também atende mais de 100 ruas pelo bairro”, afirmou a vice-prefeita, Nádia Campeão.

Um dos primeiros resultados da ação foi a criação de um espaço de lazer em frente à Inspetoria Regional Itaquera da GCM, com jardim, brinquedos e bancos. O playground e os bancos foram construídos a partir de pneus velhos recolhidos nas ruas pela subprefeitura e com galhos e troncos de árvores cortadas ou podadas, em parceria com a oficina de marcenaria do Parque do Carmo. A ideia é que outros espaços sem uso ou degradados do bairro também ganhem esse modelo de praça.

Desde a última segunda-feira (18), quando foi iniciada, a ação resultou no tapamento de buracos na avenida Nagib Farah Maluf e na rua Professor Osvaldo de Oliveira, onde até o momento o serviço foi realizado parcialmente. A rua Italo Azoni também recebeu melhorias para conservar seu passeio em uma área de 279 m². Já o canteiro central da avenida Professor João Batista Conti e a Praça da GCM receberam juntas 141 m² de alvenaria.

A conservação de áreas ajardinadas chegou a 126.460 m². Sete árvores foram removidas e outras 14 foram plantadas. Também foram realizadas 296 podas de árvores e 3 mil mudas ornamentais foram plantadas na região.

Para melhorar a drenagem na região, bocas de lobo foram reformadas nas ruas Italo Azoni, Onofre Avelino e na avenida Nagib Faraf Maluf. O bairro recebe ainda ações de microdrenagem manual e mecanizada e o aperfeiçoamento dos serviços de iluminação.

Além da manutenção dos espaços públicos do bairro, o programa também oferece oportunidade de diálogo com a administração municipal e concessionárias prestadoras de serviços, com tendas de atendimento para apresentação de demandas e busca por orientações. Desde a última segunda-feira mais de mil pessoas buscaram os serviços.

Também participaram os secretários municipais José Floriano (Habitação), Leonardo Barchini (Relações Internacionais e Federativas), Denise Dau (Políticas para Mulheres), Nunzio Briguglio (Comunicação), Ricardo Teixeira (Coordenação das Subprefeituras), Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania), Simão Pedro (Serviços) e José Filippi (Saúde).


Edições anteriores
A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu no Jardim Ângela, em M’Boi Mirim, zona sul. Edições anteriores do programa foram realizadas no Jardim Elisa Maria, Brasilândia, no Iguatemi, em São Mateus, zona leste; no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste; no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

A escolha dos bairros participantes se dá pela vulnerabilidade e carência de serviços em cada ponto. A próxima edição da ação integrada será realizada na rua Lucinda Simões, número 100, na região de Pirituba, zona norte.


Centro Esportivo José Bonifácio 
Antes de visitar a ação, o prefeito Fernando Haddad, acompanhado pelo secretário-adjunto de esportes em exercício, Luiz Salles, anunciou o início das obras para a construção de um ginásio de Jiu-Jitsu, que beneficiará os mais de 800 alunos que praticam atividades de artes marciais no Centro Esportivo José Bonifácio, Itaquera. A reforma contempla a construção de uma nova quadra de tênis, atendendo os pedidos dos moradores do bairro, que já praticam a atividade.

“Nós viemos aqui e nos deparamos com o pessoal do Tênis, que estava descontente porque o novo ginásio será construído onde era sua quadra. Nós não queremos colocar uma modalidade contra a outra, pelo contrário, todas são importantes. Então nós combinamos que iremos realizar a obra de requalificação do local para abrigar as modalidades de artes marciais e no estacionamento iremos reconstruir uma nova quadra. Será um ganho para todos”, afirmou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de SP - Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais