20ª edição da Ação Prefeitura no Bairro registra mais de 2 mil atendimentos

Compartilhar
 
O prefeito Fernando Haddad acompanhou neste sábado (29) as ações da 20ª edição do programa Prefeitura no Bairro, realizada no Jabaquara, na zona sul da capital. Em uma semana, as tendas instaladas na Praça Francisco de Assis atenderam mais de 2.000 pessoas. 

"Essa ideia que a Nádia Campeão desenvolveu junto à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras é para aproximar a população do serviço público e melhorar a qualidade de informação da Prefeitura. Tem muita coisa simples de resolver que às vezes leva meses. Com essa atividade aqui nós encurtamos essa distância. Ao invés de levarmos um, dois meses para resolver um problema, resolvemos em uma única semana", afirmou o prefeito.

Desde a última segunda-feira (24) tendas de atendimento foram instaladas no bairro. Nelas, a população pode usufruir de mais de 150 serviços oferecidos pelas secretarias municipais, como emissão de carteira de trabalho, encaminhamento para vagas de emprego, confecção de cartão do Serviço Único de Saúde (SUS), cadastro em programas sociais do município e atividades de lazer e cultura.

Juntas, as tendas realizaram 2.059 atendimentos neste período. As que tiveram maior procura pelos munícipes foram a unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedorismo (CATe), com 639 atendimento; a de Esportes com 381; e a da Diretoria Regional de Ensino, com 196 solicitações demandadas. 

Coube à Subprefeitura o trabalho de zeladoria. Foram limpos 9.600 metros quadrados de córregos, 220 buracos tapados e 182 bocas de lobo limpas, além do recolhimento de mais de 33 toneladas de lixo e entulho. 

 
"Esse programa reflete o pensamento democrático da gestão Haddad, que traz o debate com a comunidade e a aproximação com o cidadão para que os rumos da cidade de São Paulo sejam debatidos e decididos conjuntamente", afirmou o subprefeito do Jabaquara, Elder Vieira.
 
Durante a visita às tendas da iniciativa Prefeitura no Bairro, o prefeito lembrou que em breve a população será beneficiada com um dos principais equipamentos de saúde da cidade, o Hospital Vila Santa Catarina, que já possui alguns leitos em funcionamento, além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já inaugurada no local. "O hospital está ficando pronto e em outubro nós vamos inaugurar mais uma ala", disse.
 
A Subprefeitura de Jabaquara concentra quase 225 mil moradores, de acordo com o Censo de 2010, e recebe o Prefeitura no Bairro pela primeira vez.

Haddad aproveitou a visita ao bairro para também vistoriar as obras do futuro Centro Educacional Infantil (CEI) Cidade Azul, iniciadas em julho de 2015. No terreno de 880 metros quadrados, serão construídos dois pavimentos que abrigarão salas e berçários para 205 crianças de 0 a 3 anos de idade. Com um investimento de R$ 3,5 milhões, a unidade deverá ser concluída em meados de 2016.

 
Edições anteriores
A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu em Perus, zona norte. Edições anteriores do programa foram realizadas em Ermelino Matarazzo, na zona leste; no Jaguaré, zona oeste; na Vila Prado, zona norte; no Jardim Flor de Maio, na zona norte; em Sapopemba e Guaianases, na zona leste; no Capão Redondo, zona sul; na Vila Medeiros, zona norte; em Pedreira, zona sul; na Parada de Taipas, zona norte; no Conjunto José Bonifácio, em Itaquera, zona leste; no Jardim Ângela, em M’Boi Mirim, zona sul; no Jardim Elisa Maria, Brasilândia, zona norte; no Iguatemi, em São Mateus, zona leste; no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste; no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

Agenda
- 31 de agosto: subprefeitura de São Miguel


2ª Fase 

Em função dos feriados, as ações nas regiões de Capela do Socorro e São Mateus serão iniciadas excepcionalmente na terça-feira. As praças de atendimento nas regiões abaixo ficarão instaladas por uma semana.
- 8 de setembro: Capela do Socorro
- 14 de setembro: Santana
- 21 de setembro: Cidade Tiradentes
- 28 de setembro: M’ Boi Mirim
- 5 de outubro: Butantã
- 13 de outubro: São Mateus
- 19 de outubro: Freguesia

 Fonte: Prefeitura de SP - Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais
Rui Falcão: As alternativas do PT para a Previdência
segunda, 13 março 2017, 19:03
  Em meio às manifestações contra o desmonte da Previdência (e foi notável a reação das mulheres no 8 de março, dia de luta também contra o conservadorismo e a violência), abre-se agora o debate sobre qual a melhor tática... Leia Mais