Gestão Haddad e Banco Interamericano de Desenvolvimento lançam portal voltado ao desenvolvimento econômico e empregabilidade da população negra

Compartilhar

Plataforma, desenvolvida em parceria com a Microsoft, pretende facilitar a inclusão racial no mercado de trabalho

 

No próximo dia 16 de setembro estará on-line o portal São Paulo Diverso, uma plataforma eletrônica com informações e serviços sobre a população afrodescendente do município de São Paulo.

 

O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas inclusivas promovidas pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa estimular o desenvolvimento econômico e social dos afrodescendentes na capital.

 

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em São Paulo, um cidadão negro recebe renda média domiciliar até 2,5 vezes menor do que um cidadão branco, além de ter menos acesso ao emprego formal, representando 32,5% dos empregados enquanto o percentual entre a população branca é 66,3%. Ainda, afrodescendentes ocupam apenas 3% dos cargos ligados à chefia ou gerência, e, mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que pessoas da cor branca para a mesma ocupação.

 

Por isso, o portal São Paulo Diverso foi criado com o objetivo de contribuir para a ampliação da diversidade no mercado de trabalho, além de divulgar informações gerais sobre programas de ações afirmativas nos setores público e privado. A plataforma aproximará candidatos e empresas por meio da Comunidade SP Diverso no LinkedIn, e oferecerá dicas práticas e materiais para capacitação profissional.

 

Iniciativas inclusivas como essa têm se mostrado ferramentas eficazes para a promoção da igualdade no ambiente profissional. A Prefeitura de São Paulo é hoje exemplo para o resto do país, por meio da Lei nº 15.939/13, com o maior programa de ação afirmativa no setor público. Desde o primeiro concurso com as cotas, mais de 1.000 servidores já foram incluídos nos cargos de procuradores, contadores, professores e auditores fiscais. Para Maurício Pestana, Secretário de Promoção da Igualdade Racial, “o poder público é exemplo de construção de uma sociedade igualitária, mostrando às grandes corporações que o negro também pode ocupar cargos estratégicos”.

 

As diferenças étnicas e de gênero encontradas no mercado de trabalho foram tema de discussões do São Paulo Diverso - Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo, em outubro do ano passado. O evento propiciou debates que revelaram a dificuldade das empresas em localizar candidatos afrodescendentes para seus postos mais qualificados. Assim, o site que leva o nome do Fórum surge para tentar reverter esse problema de empregabilidade, e funcionar como um espaço permanente de debate para a população negra.


O portal São Paulo Diverso foi desenvolvido numa parceria da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o BID e a Microsoft, que aplica diferentes programas de diversidade em suas unidades ao redor do mundo. “A Microsoft acredita que a tecnologia é capaz de transformar vidas. Ao apoiar a SMPIR na sua visão de promover a diversidade no mercado de trabalho, esperamos contribuir para a inclusão no país”, diz José Renato Roda, Gerente de Consultores da área de Serviços da empresa no Brasil e responsável pela arquitetura do site.

 

A plataforma irá ao ar pela primeira vez em evento no dia 16 de setembro, na Prefeitura de São Paulo. Na ocasião, será divulgada a programação preliminar do 2º Fórum São Paulo Diverso, que acontece em 05 de novembro, com o tema “Investindo na igualdade de oportunidades para encontrar novos talentos”. Os painéis reunirão altos executivos, representantes do poder público e empreendedores negros, que discutirão o panorama da diversidade racial no mercado de trabalho.

 

 

SOBRE A SMPIR

A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem a finalidade de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial e avaliação das políticas públicas de ação afirmativa, com ênfase na população negra. A política de ação afirmativa é o instrumento por meio do qual se busca a promoção dos direitos dos indivíduos e grupos étnico-raciais que sofreram injustiças históricas e, ainda hoje, sofrem com desigualdades sociais motivadas pela discriminação racial e demais formas de intolerância.

 

SOBRE O BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

 

 

SOBRE A MICROSOFT BRASIL

Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 10 escritórios em todo o País. Nos últimos 12 anos, a empresa investiu mais de R$ 239 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.

 

Fonte: Prefeitura de SP - Secom

 

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais