Gestão Haddad abre mais de 33 mil vagas em creches em 2015

Compartilhar

 

A gestão Haddad abriu em 2015 mais de 33 mil vagas em creches, para o atendimento de crianças até três anos. Atualmente, a rede municipal atende 245.810 crianças em 1.847 unidades diretas e conveniadas de Centros de Educação Infantil (CEI). O prefeito Fernando Haddad inaugurou nesta terça-feira (29) uma nova creche em Cidade Tiradentes, com capacidade para atendimento de 240 crianças.

“O ano tem duzentos dias letivos. Estamos abrindo uma creche por dia letivo na cidade. Quando falamos que já criamos 33.059 vagas neste ano, poderíamos estar comemorando. Mas vamos fazer o dobro disso, para chegar em outubro ou novembro do ano que vem e atender todos que estiverem na fila no dia da matrícula”, afirmou Haddad.

A CEI Santa Rita atende atualmente 140 crianças, sendo 108 no berçário e 32 no minigrupo. O equipamento tem capacidade de expansão para mais cem vagas. Na região, já foram abertas duas CEIs e uma Emei, que oferecem no total 1.038 vagas. Estão previstas para 2016 mais cinco novas creches, três Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) e um Centro Municipal de Educação Infantil.

“Cada diretor regional tem o trabalho de conseguir prédios e convênios. A orientação é não deixar nenhuma criança de fora. Cada escola são cem ou duzentas crianças que estão sendo cuidadas e recebendo o respeito que elas merecem. São sementes de um amanhã mais bonito”, disse o secretário Gabriel Chalita (Educação).

A CEI possui dois pavimentos e atende as crianças com refeitório, lactário, brinquedoteca, nove salas de aula, solarium, playground interno e parquinho externo. Trabalham na unidade 28 funcionários, sendo 20 professoras. O equipamento é administrado pela associação Pró-Saúde, responsável por quatro CEIs na Capital, que atendem 759 crianças.

“Ele gosta de ir à escola e já come até sozinho. Tenho a maior confiança nas professoras e agora que ele está adaptado vou poder voltar a trabalhar”, conta Ruth Gomes Santos, mãe do Gabriel, aluno de um ano e seis meses.

A obra recebeu investimentos de R$ 4,45 milhões. Para economizar água, a creche possui uma caixa d’água especial para água de reúso, que abastece separadamente descargas e a área de jardinagem.

A Diretoria Regional de Ensino de Guaianases, responsável pelos bairros de Cidade Tiradentes, Guaianases, Lajeado e Iguatemi conta hoje com 215 creches, que atendem 24.498 crianças. Atualmente, a demanda por educação infantil na região é a menor do município.

Após a inauguração, Haddad visitou a Escola de Ensino Fundamental (Emef) Maria Aparecida do Nascimento, onde conversou com os alunos do oitavo ano. Acompanhou o evento o secretário municipal Roberto Garibe (Infraestrutura Urbana e Obras).

 

Fonte: Prefeitura de SP - Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais