Gestão Haddad: Prefeitura no Bairro agilizará regularização fundiária em M’Boi Mirim

Compartilhar

Em sua segunda rodada no M’Boi Mirim, na zona sul, o programa Prefeitura no Bairro agilizará o levantamento necessário para a regularização fundiária dos bairros de Vera Cruz e Horizonte Azul. Até o próximo sábado (24), postos móveis da ação integrada disponibilizarão serviços públicos na Avenida dos Funcionários Públicos, na esquina com a Rua Paula Gomes. Na região, cerca de 40 vias também receberão serviços intensificados de zeladoria.

“Nós estamos aqui com uma equipe de trabalho para ficar a semana inteira. A gente queria que a população viesse e participasse para tirar todo o proveito que o Prefeitura no Bairro traz à região”, afirmou a vice-prefeita Nádia Campeão na abertura das atividades do programa, nesta segunda-feira (19).

Mais de 60 mil pessoas vivem nos bairros beneficiados pelo programa. Ao longo da semana, uma equipe de técnicos da subprefeitura de M’Boi Mirim e da Secretaria Municipal de Habitação levantarão os imóveis que aguardam por regularização fundiária, verificando a situação de processos e da documentação. Outra medida é agilizar os procedimentos de estabelecimento de endereços oficiais para vias que hoje não têm CEP.

O espaço onde as tendas de atendimento estão instaladas era anteriormente um ponto viciado de descarte de lixo e entulho. “Aqui só tinha entulho, carcaças de veículos e lixo. Fizemos uma limpeza e nós vamos manter com a ajuda da comunidade. Vamos também plantar 800 mudas aqui no local”, disse o subprefeito Nerilton do Amaral (M’ Boi Mirim).

A comunidade demanda que o terreno, que é particular, seja transformado em uma área de lazer. “Há muito tempo nós estamos lutando para trazer um benefício para este terreno. Queremos que seja implantado um polo cultural, para já pensarmos um projeto com os adolescentes e com a comunidade para atender os jovens que ficam na rua e não têm uma área de lazer”, explicou a líder comunitária Maria dos Anjos.

Durante toda a semana, a subprefeitura irá intensificar os serviços de zeladoria dos bairros, com capinação, varrição, pintura de guias, cata-bagulho, tapa-buraco, limpeza de bocas de lobo e córregos, conservação de áreas verdes, poda de árvores e manutenção de passeios, vielas, guias, sarjetas, galerias de águas pluviais e sistema de drenagem. A primeira edição do Prefeitura no Bairro no M’Boi Mirim aconteceu em maio, no Jardim Ângela.

A tendas de atendimento instaladas no parque oferecem serviços de saúde, assistência social, educação e direitos humanos, entre outros. O programa também oferece serviços de emissão de carteira de trabalho pela unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) e orientações para quem quiser abrir seu próprio negócio pelo Micro Empreendedor Individual (MEI).

“A solidariedade, a ajuda e a construção coletiva: este é o espírito do Prefeitura no Bairro. É trazer a integração e a articulação de todos os serviços das várias secretarias no mesmo bairro, colaborando entre si para melhorar os serviços prestados à população de São Paulo”, disse o secretário Artur Henrique (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo).

Edições anteriores

A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu na Vila Bela, zona leste. Edições anteriores do programa foram realizadas no Rio Pequeno, na zona oeste; Cidade Tiradentes, na zona leste; Lauzane Paulista, zona norte; São Miguel Paulista, na zona leste; no Jabaquara, zona sul; em Perus, zona norte; Ermelino Matarazzo, na zona leste; no Jaguaré, zona oeste; na Vila Prado, zona norte; no Jardim Flor de Maio, na zona norte; em Sapopemba e Guaianases, na zona leste; no Capão Redondo, zona sul; na Vila Medeiros, zona norte; em Pedreira, zona sul; na Parada de Taipas, zona norte; no Conjunto José Bonifácio, em Itaquera, zona leste; no Jardim Ângela, em M’Boi Mirim, zona sul; no Jardim Elisa Maria, Brasilândia, zona norte; no Iguatemi, em São Mateus, zona leste; no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste;  no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

Agenda da 2ª fase do programa

As praças de atendimento nas regiões abaixo ficarão instaladas por uma semana.

- 3 de novembro: Campo Limpo
- 9 de novembro: Pirituba
- 16 de novembro: Sapopemba

Fonte: Prefeitura de SP - Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais