Gestão Haddad: São Mateus ganha nova creche e escola integral

Compartilhar

 

O bairro de São Mateus, na zona leste, ganhou uma creche e uma escola de ensino fundamental em tempo integral. No total, as novas unidades beneficiam quase 900 crianças. Na inauguração dos equipamentos nesta terça-feira (12), o prefeito Fernando Haddad conversou com a comunidade sobre os avanços na ampliação da educação infantil.

“Com este centro de educação infantil, estamos chegando a quase 90 mil novas vagas de educação infantil. Isso é a população de uma cidade relativamente grande. São crianças que passaram a ser atendidas em CEIs e EMEIs da prefeitura, só nos últimos três anos. Isso é o trabalho da nossa equipe e fruto da mobilização da comunidade”, afirmou Haddad.

Desde 2013, foram abertas 87.707 novas vagas para crianças até 5 anos, sendo mais de 70 mil em creches. São 370 novas CEIs, em imóveis próprios ou locados com entidades parceiras. Está programada a abertura de mais 139 equipamentos,  sendo 37 creches e 31 EMEIs concluídas e 54 creches e 17 escolas de educação infantil em construção, além de oito CEUs, que também terão unidades para a faixa etária de 0 a 5 anos. Atualmente a rede municipal atende 485.032 crianças desta idade.

O CEI Anunciação Ferreira, entregue nesta manhã, foi instalado em uma antiga metalúrgica, desativada há cerca de uma década. Possui três pavimentos, dois refeitórios, lactário, 21 salas de aula, 18 banheiros infantis e de adulto, playground coberto e solário. São atendidas 588 crianças por cerca de 83 educadores, sendo 61 professores. A gestão é realizada pela entidade Cem por Cento Social, que administra mais quatro CEIs da rede municipal.

O atendimento começou no início de 2016. “Estava há dois anos esperando vaga. Eu tenho nove filhos e agora com a abertura desta creche três deles estão aqui. Estão gostando, chegam cantando em casa”, conta Vilma da Silva, que matriculou no novo CEI dois meninos, de sete meses e de três anos, e uma menina, de dois anos.

“São crianças que passam a ter um vínculo com educadores. Este é um tempo de aprender o cuidado, o afeto, a relação de respeito e cidadania. Elas passam a ter outra perspectiva de futuro”, disse a secretária em exercício Emília Cipriano (Educação).

Ensino integral
Após a inauguração da creche, Haddad acompanhou uma apresentação da banda de fanfarra e vistoriou as  instalações da nova Emef Aclamado, também em São Mateus. A escola atende a 300 estudantes de ensino fundamental em tempo integral.

A unidade tem quatro pavimentos, refeitório, 15 salas de aula, quadra coberta, além de salas multiuso, de informática e de leitura. As atividades são desenvolvidas por 35 educadores, sendo 25 professores.

A gestão do projeto pedagógico da nova escola é realizada democraticamente. “Tudo que é feito na escola, o diretor pede nossa opinião. Nós viemos de escolas que não eram tão democráticas. Aqui a gente tem uma liberdade que nunca teve para participar”, disse a aluna Gabrielly Lima dos Santos, do nono ano.

As crianças têm aulas diariamente das 7 às 14h e podem com as famílias escolher atividades para completar a grade até às 18h. “A educação de qualidade tem que ser necessariamente integral, em que o aluno participe das atividades no território do saber acadêmico e também no mundo da cultura popular”, explicou José Valdene, diretor da unidade.


Fonte: Prefeitura de SP - Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais
Rui Falcão: As alternativas do PT para a Previdência
segunda, 13 março 2017, 19:03
  Em meio às manifestações contra o desmonte da Previdência (e foi notável a reação das mulheres no 8 de março, dia de luta também contra o conservadorismo e a violência), abre-se agora o debate sobre qual a melhor tática... Leia Mais