Haddad atende reivindicação histórica e transforma Jockey Club em parque público

Compartilhar

Inaugurado no último sábado (30), o Parque Chácara do Jockey, localizado na zona oeste da cidade, também será um grande polo cultural e de criação, aberto para iniciativas de produção e formação. Após a conclusão da segunda etapa de implantação, o espaço será considerado o maior e mais complexo conjunto de edificações voltado para a cultura compartilhada do município.

Com as adaptações e ampliações previstas onde funcionavam as antigas cocheiras, os alojamentos de cavalariços e as pequenas edificações onde funcionavam a administração, o conjunto contará com uma área de aproximadamente 9.630 metros quadrados.

No Polo Cultural e Criativo Municipal da Chácara do Jockey funcionarão setores da promoção cultural. Das 429 cocheiras, 52 passarão por manutenção para que se transformem em espaços de cultura compartilhada, onde artesãos e artistas locais poderão produzir e expor suas obras.



O edifício onde hoje está instalada a Guarda Civil Municipal (GCM) será convertido em um Centro de Memória do Bairro, com espaços onde artesãos da região poderão expor suas obras ao lado de um restaurante, com varanda e deck.


Casa de Cultura
A casa de cultura do parque reunirá atividades de coletivos culturais e artistas locais, com espaços dedicados a oficinas de criação, estúdio de gravação, salas de produção em geral e uma sala multiuso para dança, música, reuniões e apresentações cênicas.



Praça da Balança
Quem for ao parque já poderá usufruir da Praça da Balança, uma área pavimentada de 1.462 metros quadrados onde a antiga balança de pesagem dos cavalos foi preservada.


Com o investimento de R$ 983.263,77, o local funcionará como uma galeria,  com anfiteatro a céu aberto, uma grande mesa de trabalho para oficinas ao ar livre e intervenções paisagísticas.


Fab Lab
Também já está em funcionamento a 12ª unidade da Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital (Fab Lab Livre SP). Gerenciados pela Secretaria de Serviços, os Fab Labs são centros de pesquisa e de produção tecnológica com equipamentos de última geração, como impressoras 3D, cortadora a laser e cortadora de vinil para uso colaborativo e de aprendizado interdisciplinar. A cidade de São Paulo é a primeira do mundo a ter uma rede pública desses laboratórios.



Para se inscrever, basta comparecer a um dos Fab Labs da Prefeitura. Os usuários terão acesso à utilização dos equipamentos e aos cursos de capacitação profissional livres e gratuitos, como Scratch (Programação de games), Ink Scape (Desenho Digital), Introdução à Modelagem e Impressão 3D, além de Eletrônica Básica.


Laboratório de Experimentação e Inovação Audiovisual (LEIA)
Com previsão de entrega até o final de 2016, o Laboratório de Experimentação e Inovação Audiovisual (LEIA), gerido pela Spcine (empresa de cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo), inicialmente ocupará a parte dos antigos alojamentos dos cavalariços e setores de baias.



O equipamento atuará como um escritório para desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas públicas para cinema, TV, games e web. O LEIA contará com uma infraestrutura para receber laboratórios de produção e pós-produção para audiovisual, além de salas compartilhadas para startups e produtoras com foco em inovação. 


FOTOS
Crédito: Heloisa Ballarini/SECOM

Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5

Serviço:
Parque Chácara Jockey
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Portões de Acesso:
Av. Prof. Francisco Morato, altura do nº 5257
Av. Pirajussara, altura do nº 4748
Rua Santa Crescência, 323

Como Chegar?
Ciclovia Pirajussara (Av. Pirajussara / Av. Eliseu de Almeida) – paraciclos disponíveis nos Portões da Av. Prof. Francisco Morato, altura do nº 5257, e da Av. Pirajussara, altura do nº 4748

Linhas de ônibus:
• 809L-10 Campo Limpo / Lapa
• 8026-10 Jd. Ingá / Butantã
• 746H-10 Jd. Jaqueline / Santo Amaro
• 6250-10 Jd. Jaqueline / Terminal Bandeira
• 8605-10 Terminal Campo Limpo / Terminal Bandeira
• 8075-10 Terminal Campo Limpo / Metrô Butantã
• 857A-10 Terminal Campo Limpo / Metrô Santa Cruz

 


Leia Mais:
Parque Municipal Chácara do Jockey será inaugurado este sábado
Parque Chácara do Jockey contará com o maior Skatepark da cidade e um dos maiores circuitos públicos do Brasil
São Paulo ganha o primeiro Centro de Esportes Radicais
Chácara do Jockey reabrirá como parque de 143,5 mil metros quadrados
São Paulo ganhará um dos maiores centros de esportes radicais da América Latina
Capital paulista atrairá atletas e competições de alto nível com Centro de Esportes Radicais
Parque Municipal Chácara do Jockey deverá ser aberto à população no primeiro semestre de 2016
Decreto que cria Parque Municipal Chácara do Jockey é publicado no Diário Oficial

Fonte: Prefeitura de SP - Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais