Gestão Haddad: Número de mortes nas marginais Tietê e Pinheiros cai 32,8%

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Um levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) revela que, no comparativo entre os anos de 2014 e 2015, as marginais Tietê e Pinheiros tiveram juntas uma redução de 32,8% no número de mortes, passando de 73 para 49 óbitos. A diminuição mais significativa ocorre desde julho do ano passado, quando a Prefeitura implantou a redução da velocidade máxima nessas duas vias.

 

Os resultados são parte do Relatório Anual de Acidentes de Trânsito Fatais. A apresentação pode ser conferida aqui. Os números globais foram divulgados em março deste ano.

 

Em toda a capital, o número de mortes registradas no trânsito teve uma queda de 20,6%. Os dados mostram ainda que 257 vidas foram salvas na comparação entre janeiro e dezembro de 2014 com o mesmo período de 2015. No ano passado, foram registrados 992 óbitos no trânsito, ante 1.249 em 2014. As mortes de pedestres caíram 24,5%, e as de ciclistas tiveram queda de 34%.

 

De acordo com o estudo, o número de óbitos registrados também diminuiu em outras vias que tiveram a velocidade máxima reduzida, como a Avenida Sapopemba (zona leste), Estrada de Itapecerica (zona sul), Avenida Marechal Tito (zona leste) e Estrada do M’ Boi Mirim (zona sul).

 

Quadro comparativo

Via

Mortes 2014

Mortes 2015

Variação %

Avenida Sapopemba

16

5

- 68,7

Estrada de Itapecerica

22

8

- 63,6

Avenida Marechal Tito

15

6

- 60

Estrada do M’Boi Mirim

21

9

- 57,1%

 

As ações adotadas pela Prefeitura tiveram resultado em toda a cidade, com destaque para as regiões periféricas, como revela a tabela abaixo:

 

Quadro comparativo

Subprefeitura

Mortes 2014

Mortes 2015

Variação %

Casa Verde / Cachoeirinha

33

15

- 54,5

São Mateus

51

26

- 49

M’Boi Mirim

70

40

- 42,8

Guaianases

23

14

- 39,1

 


As ações implantadas pela Prefeitura de São Paulo, por meio do Programa de Proteção à Vida (PPV), colaboram para que a cidade se aproxime da meta da capital para a Década de Segurança Viária da ONU, de 6 mortes a 100 mil habitantes até 2020. Em dezembro do ano passado, esse índice foi de 8,26 por 100 mil habilitantes, uma queda na série histórica. Em dezembro de 2014, o índice era de 10,47.


Em todo o Brasil, o índice é de 23,40. No Estado de São Paulo, é de 17,40 e, na Região Metropolitana de São Paulo, de 19,40 mortes por 100 mil habitantes.


Programa de Proteção à Vida


O Programa de Proteção à Vida foi iniciado em 2013, no começo da atual gestão, e busca a redução de acidentes e atropelamentos na cidade ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres.

 

A iniciativa inclui várias frentes, como o CET no Seu Bairro, a implantação de Áreas 40, da Frente Segura (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas), das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h nas vias arteriais.

 

Também foram revitalizados os semáforos de 4.645 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.

Fonte: Prefeitura de SP - Secom

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