A democracia é o lado certo da história: vamos resistir a um governo ilegítimo

Compartilhar

 

O discurso da presidenta Dilma Rousseff, na manhã de hoje, é um marco de resistência contra o retrocesso democrático pelo qual o Brasil passa neste momento. Suas palavras demonstram sua resiliência e reforçam que, para ela e para todos nós, a luta não acabou.

Como acompanhamos, o Senado Federal admitiu o processo de impeachment contra a presidenta. Com a decisão, vivemos agora uma situação perigosa, em que as diversas conquistas e garantias que tivemos ao longo dos últimos anos podem ser, sem mais nem menos, suprimidas do nosso País.

O que está em jogo é, principalmente, a ascensão dos mais pobres, a proteção às crianças da periferia, o ingresso às universidades, as leis de cotas e tantas outras políticas sociais implantadas nos governos Lula e Dilma.

Certamente, essas conquistas exigem um esforço muito grande para que sejam mantidas e ampliadas. E são justamente elas que incomodam tanto a oposição e o empresariado associado aos orquestradores dessa conspiração, que tentam comandar o Brasil a qualquer custo.

Como esperado, o programa desse governo ilegítimo propõe arrochar salários, reverter políticas de reajustes do salário-mínimo, mexer com os direitos dos aposentados e anular vinculações constitucionais da saúde e da educação, entre outras ações que retornariam o Brasil para a década de 1980.

Para entendermos melhor o porquê de toda essa situação, basta nos lembrar de algumas figuras que apoiaram incansavelmente o impeachment da presidenta. Estes são, em sua maioria, investigados pelo STF por crimes de corrupção e improbidade.

Diante desse cenário preocupante, precisamos continuar mobilizados e convictos de que conquistas importantes estão em jogo. Devemos tomar as ruas e seguir lutando de forma legítima em defesa dos avanços e da nossa jovem Democracia que, mais do que nunca, está ameaçada.

Neste momento delicado, nossa luta em São Paulo é extremamente importante. Temos que defender também a reeleição do prefeito Fernando Haddad, para garantir que as ações e mudanças que vêm sendo realizadas continuem projetando a nossa cidade para um futuro de desenvolvimento, justiça social, saúde e educação como prioridades e qualidade de vida para todas e todos.

Como bem disse a presidenta Dilma, no pronunciamento da manhã de hoje, sempre vale a pena lutar pela democracia. A democracia é o lado certo da história e nós jamais vamos desistir de lutar.

Últimos artigos

Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais
Rui Falcão: As alternativas do PT para a Previdência
segunda, 13 março 2017, 19:03
  Em meio às manifestações contra o desmonte da Previdência (e foi notável a reação das mulheres no 8 de março, dia de luta também contra o conservadorismo e a violência), abre-se agora o debate sobre qual a melhor tática... Leia Mais