Gestão Haddad: FabLabs abrem 11 cursos gratuitos

Compartilhar

 

 

As 12 unidades da rede FabLab Livre SP ganharam em junho 11 novos cursos gratuitos. As atividades têm como objetivo tornar mais acessíveis ferramentas de inovação tecnológica, tanto para iniciantes quanto para o público mais experiente. Entre as novidades estão introdução à robótica, à marcenaria e à programação C++, além de cursos sobre os softwares Ink Scape (ilustração digital) e Gimp (edição de imagens). A maior rede pública de fabricação digital do mundo oferece ainda laboratórios para o desenvolvimento de projetos, com equipamentos de última geração, como impressoras 3D, cortadoras a laser e fresadoras.

No total, os FabLabs abrigam 27 oficinas diferentes para promover a continuidade de aprendizado de alunos que já passaram pelos cursos básicos dos laboratórios. Os onze novos cursos são: Lógica de programação com Java I, Introdução à Robótica com Arduíno, Ateliê de Marcenaria I: Introdução, Ateliê de Marcenaria II: Acabamento, Sticker Art em Vinil (adesivos - faça você mesmo!), Ink Scape Avançado, Gimp (Edição de Imagens/GIF), Introdução à Programação C++, Oficina de Maquete, Arduíno I: LEDS e Modelagem e Impressão 3D com Blender. Veja mais detalhes abaixo.

O calendário completo e as inscrições estão disponíveis na internet. Todos os cursos são gratuitos e o único requisito para participação é ter mais de 10 anos de idade.

A Prefeitura instalou ao menos um laboratório em cada região da cidade, dando prioridade para as áreas socialmente vulneráveis e com maior circulação de pessoas. Cada unidade recebe investimentos de R$ 3,5 milhões por ano.


Confira abaixo os novos cursos:

Lógica de programação com Java I
Desmistificação da lógica de programação, mostrando como é possível fazer um programa bem desenvolvido e simples.

Introdução à Robótica com Arduíno
Propõe ao participante uma primeira incursão no universo da robótica a partir do desenvolvimento de projetos lúdicos, articulando competências de diferentes áreas do conhecimento, como microeletrônica, computação, engenharia mecânica, inteligência artificial,física (cinemática) e neurociência.

Ateliê de Marcenaria I: Introdução
O Curso de Introdução à Marcenaria tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas às técnicas de trabalho e processos de utilização de ferramentas manuais e máquinas estacionárias para construção de artefatos em madeira.

Ateliê de Marcenaria II: Acabamento
O Curso de Curta Duração de Acabamentos em Marcenaria tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas às técnicas de acabamento e revestimento em madeira. O aluno irá sair com conhecimentos em acabamento em marcenaria, com a aplicação de  varias técnicas e processos de utilização de tintas, vernizes, colas e substrato da madeira, técnicas de colagem, técnica de lixamento, aplicação de tingidores,  verniz sintético, remoção de defeitos.

Sticker Art em Vinil (adesivos - faça você mesmo!)
Introduzir o usuário a utilização da máquina plotter de vinil, para criação de adesivos de sinalizações, decorativos e outras possibilidades.

Ink Scape Avançado
O curso de Inkscape Avançado (Desenho Digital) apresenta um software livre para editar gráficos vetoriais, através de um panorama com seus principais recursos, os alunos serão convidados a experimentar suas ferramentas e a entender suas configurações, possibilitando o desenvolvimento de projetos e desenhos bidimensionais. O Inkscape possui uma interface intuitiva e simples, com recursos que facilitam a vida do usuário. Será possível editar e criar imagens utilizando os pincéis ou linhas prontas, incluindo círculo, retângulo, quadrado entre outros. Este curso permitira o usuário entender os limites da linguagem vetorial e suas aplicações; como desenvolver gabaritos para serem cortados na Máquina de Corte à Laser, criação de cenários e personagens para serem adicionados ao Scratch, e até o desenvolvimento de plantas, vistas e cortes de projetos.

Gimp (Edição de Imagens/GIF)
Dar meios para que a pessoa, mesmo sem conhecimento prévio de edição de imagem, consiga editar seus próprios arquivos e prepara-los para uso pessoal ou nas redes sociais.

Introdução à Programação C++
Desmistificação da programação em linguagem C, habilidade de programar

Oficina de Maquete
Esta oficina propõe ampliar as discussões sobre a importância da maquete física como modelo de representação espacial de um projeto. O aluno assim exerce habilidades para confecção de maquetes físicas, fazendo estudos com modelos reduzidos  reproduzidos por ele mesmo.

Arduíno I: LEDS
Desmistificação da robótica, habilidade de programar qualquer coisa com o Arduino.

Modelagem e Impressão 3D com Blender
A partir desta oficina, o usuário irá aprender conceitos relacionados ao desenho e ao espaço tridimensional, assim como a aplicação destes conhecimentos na fabricação digital de um cenário com um personagem animado e, ao final da atividade, a criação de um boneco impresso a partir do modelo digital.  Irá introduzir o participante aos conceitos de modelagem 3D, geometria espacial, impressão 3D em FDM, CAD, CAM, características físicas do fatiamento de peças, etc. Fazer com que o participante compreenda o processo de fabricação e prototipagem rápida utilizando um software de modelagem 3D (FreeCAD) e uma impressora 3D. Tornar o participante apto a produzir um tipo básico de peças.

 

Fonte: Prefeitura de São Paulo - Secom

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais