Itaim Paulista realizou mais de 8.600 exames para prevenir câncer de colo de útero

Compartilhar

 

 

Para detectar precocemente a patologia que é a terceira de maior prevalência entre as mulheres, oferta é ampliada aos sábados. Seis casos detectados esse ano, entre campanhas e rotina das unidades, já estão em tratamento.

 

A cada dois meses, as 15 unidades básicas de saúde da Supervisão Técnica do Itaim Paulista promovem uma ação preventiva num sábado do mês, para viabilizar o maior acesso e, assim, a busca ativa de mulheres com casos de câncer de colo de útero ou alterações de exames. O câncer de colo do útero é o terceiro de maior prevalência, perdendo apenas para o câncer de mama e o de colo retal. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), também é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

 

Ampliar a oferta do exame em dias e horários mais acessíveis a quem trabalha durante a semana é a estratégia para reduzir a mortalidade de mulheres. Neste sentido, houve uma ampliação do número de campanhas frente ao ano passado, de quatro passará a seis previstas até dezembro.

 

Em junho, durante a terceira campanha de 2016, 898 mulheres passaram pelas 15 unidades básicas de saúde do Itaim Paulista para realizar exames de Papanicolaou. A maioria na faixa etária de 25 a 64 anos de idade – faixa de risco. Na ação anterior, em março, foram 958 exames realizados em março deste ano. Entre janeiro e junho deste ano, foram 8.625 coletas de exame citopatológicos realizadas entre campanhas bimensais e atendimento de rotina.

 

Por não necessitar de agendamento prévio, as mulheres chegam às unidades e, antes da realização do exame, receberam orientações das equipes de enfermagem das unidades sobre a importância de realização periódica, a partir do início da atividade sexual, dos exames preventivos aos cânceres uterino e de mama.

 

Até meados de julho, quando os resultados serão encaminhados pelo laboratório, as unidades iniciarão os agendamentos de consulta médica para pessoas que tenham tido alguma alteração no exame. “Todas as mulheres que realizaram a coleta serão chamadas nas unidades, porém priorizamos os exames alterados”, explica Ana Kantzos, supervisora técnica de Saúde Itaim Paulista.

 

Foram detectados seis casos de câncer de colo de útero nas campanhas desse ano. Todos foram encaminhados para serviço de referência de oncologia ginecológica.

 

Até dezembro estão programadas mais três campanhas, em 20/08, 22/10 e 10/12. Sempre aos sábados, das 8h às 16h, nas 15 unidades básicas de saúde.

 

 

Câncer de colo de útero

Causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano – HPV, é muito frequente. Alguns casos, podem ocorrer alterações celulares e evoluírem para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou) e são curáveis na quase totalidade dos casos.

 

Campanha PCG 18/06/16

Nº de coletas realizadas

25 a 64 anos

demais faixas etárias

TOTAL

UBS JARDIM DAS OLIVEIRAS

7

79

86

UBS JARDIM CAMPOS

74

13

87

UBS JARDIM NÉLIA

44

14

58

UBS DR. ATUALPA GIRÃO RABELO

16

0

16

UBS ITAIM PAULISTA - DR. JÚLIO DE GOUVEIA

 67

23 

90 

UBS JARDIM CAMARGO NOVO

120

15

135

UBS DOM JOÃO NERY

71

9

80

UBS CIDADE KEMEL

64

3

67

UBS VILA NOVA CURUÇÁ

43

10

53

UBS VILA CURUÇÁ

45

12

57

UBS JARDIM INDAIÁ

11

3

14

UBS JARAGUÁ

39

16

55

UBS JARDIM SILVA TELLES

33

7

40

UBS JARDIM ROBRU - ITAIM

52

8

60

UBS PARQUE SANTA RITA

77

13

90

TOTAL

696

202

898

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Maria Cecília Figueiredo - Assessoris Sec da da Saúde

 

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais