São Paulo: CTA da região Leste é premiado por ampliar acesso à prevenção de DST/AIDS

Compartilhar

 

 

A Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste), da Prefeitura de São Paulo, entregou, nesta terça-feira (20), à equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Guaianases, o Prêmio Márcia Regina Giovanetti – Relevância para Resposta Paulista Frente às DST/AIDS: da Prevenção à Cura, da Secretaria Estadual de Saúde.

Conferido pelo programa estadual de DST/Aids em reconhecimento à “ampliação do acesso à prevenção”, o prêmio foi destinado aos seis melhores trabalhos desenvolvidos no Estado apresentados no IV Encontro Paulista de DST/Aids. O evento reuniu cerca de 500 pessoas, no Centro de Convenções Rebouças, no último dia 13.

Estavam presentes ao encontro gerentes dos programas de DST/Aids, diretores e interlocutores dos grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), profissionais de serviços especializados em DST/Aids e Atenção Básica e hospitais de referência.

Sueli Mitie Saito, supervisora de saúde de Guaianases, parabenizou a equipe do CTA pelo empenho na prevenção e aconselhamento da doença. Ela destacou ainda que a união da equipe foi fundamental para a conquista.

Cristina Pardal, interlocutora do Programa Municipal de DST/Aids na CRS Leste, explicou que o objetivo do evento foi estimular a troca de experiências, a reflexão sobre ações inovadoras e o debate na construção de caminhos para a prevenção e cura das DST/Aids. “Como a experiência relatada pela equipe do CTA Guaianases”, disse.

Experiência

Em novembro de 2015, na Comunidade Souza Ramos - área de difícil acesso e alta vulnerabilidade de Guaianases -, a equipe de saúde observou a presença de profissionais do sexo, usuários de drogas e um número expressivo de jovens em situação socioeconômica bastante desfavorecida. Então, a equipe do CTA sensibilizou o proprietário de um bar para que pudesse oferecer semestralmente o teste rápido para HIV e Sífilis, orientações, informações sobre o Centro e implantar um display de preservativos para facilitar o acesso da população local.

Durante o trabalho externo no território, a equipe do CTA Guaianases levou informações, insumos e testagens para a população. Conseguiu ainda identificar, acessar e estabelecer vínculos com populações-chaves para epidemia HIV/Aids dentro da  comunidade.

A ideia, agora, é reeditar a experiência em outras comunidades de Guaianases, para seguir ampliando o acesso à informação e à prevenção de doenças e orientação ao tratamento.

PEP

Guaianases é pioneira na oferta, na região Leste, da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) em atendimentos 24 horas, iniciado em agosto. Em menos de um mês, as sete regiões da CRS Leste já habilitaram serviços 24 horas para garantir o atendimento. Antes, a população exposta ao risco teria que se deslocar até o Instituto Emílio Ribas, na área central de São Paulo.

 

Fonte: Coordenação Especial de Comunicação Secretaria Municipal da Saúde

Últimos artigos

Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais
Rui Falcão: As alternativas do PT para a Previdência
segunda, 13 março 2017, 19:03
  Em meio às manifestações contra o desmonte da Previdência (e foi notável a reação das mulheres no 8 de março, dia de luta também contra o conservadorismo e a violência), abre-se agora o debate sobre qual a melhor tática... Leia Mais