A Revolução dos Povos Árabes

Compartilhar

O mundo está passando por um novo estágio da luta de classes. Todos temos acompanhado pela imprensa os desdobramentos em dezenas de países do norte da África e Oriente Médio que a partir das revoluções na Tunísia e no Egito, tem provocado revoltas populares que têm derrubado governos e enchido de esperança os corações das massas trabalhadoras em todos os cantos do mundo.

http://www.dmptsp.org.br/images/stories/imagens_noticias/revolucao_povos_arabes.jpg

Além disso, vimos no ano passado como os trabalhadores europeus se levantaram em vários países com greves gerais e manifestações de massa nas ruas, combatendo as medidas que levam os trabalhadores a pagar pela crise. Este ano os trabalhadores europeus continuam mobilizados: os gregos já fizeram mais uma greve geral e ocorreram manifestações gigantescas em Portugal e na Inglaterra.

 

Como se isso não bastasse, nos próprios EUA, mais precisamente no estado de Wisconsin, na capital Madison, trabalhadores se levantam contra o governador que quer impor leis anti-sindicais. Milhares vão às ruas e ocupam a Assembléia Legislativa de Wisconsin comparando o governador do estado com o ex-ditador egípcio Mubarak.

 

Para discutir e compreender melhor toda esta situação, a Editora e Livraria Marxista convidou o escritor e teórico marxista britânico Alan Woods, que virá ao Brasil especificamente para dar conferências com o tema: “A Revolução dos Povos Árabes e a Crise Capitalista Mundial”.

 

O giro de Alan pelo Brasil contará com um encontro na fábrica ocupada Flaskô, em Sumaré-SP (região de Campinas) e uma conferência em São Paulo convocada pela CUT-SP, Sindicato dos Químicos de SP e Sindicato dos Vidreiros de SP. Já no Rio de Janeiro, a atividade será no Sindicato dos Petroleiros do RJ. Além disso, Alan deverá discursar em universidades como a USP, UFPE e UFSC.

 

No final do ano passado, Alan esteve em Havana onde falou sobre a crise capitalista mundial em um seminário organizado pelo Partido Comunista Cubano. Agora está em um giro pela América Latina expondo suas análises em conferências públicas. Na semana retrasada, na Bolívia, mais de 800 pessoas o assistiram (mais de 500 pessoas em Sucre e cerca de 300 pessoas em Santa Cruz de La Sierra). Na Argentina, cerca de 150 pessoas o escutaram em Buenos Aires. E em Santa Catarina, semana passada, mais de 350 pessoas compareceram para participar do debate!

 

Alan Woods tem mais de 50 anos de militância comunista na Europa, tem inúmeros livros publicados em mais de 10 idiomas, é editor do site “In Defense of Marxism” (“Em defesa do Marxismo” - www.marxist.com) que tem o maior conteúdo de análises políticas na internet sobre a crise do capital que teve início em 2007/2008 e a revolução dos povos árabes que começou este ano.

 

De sua obra, destacamos o seu último livro sobre a Revolução Venezuelana “Reformismo ou Revolução - Marxismo e Socialismo do Século XXI: uma resposta a Heinz Dieterich” que foi recomendado pelo presidente Hugo Chávez em rede nacional de televisão na Venezuela. Além disso, Alan Woods é autor também, em parceria com Ted Grant, do livro “Razão e Revolução: Filosofia Marxista e Ciência Moderna”. Editada no Brasil em 2007 pela Editora Luta de Classes essa obra já foi publicada em mais de 30 países e trata das mais diversas áreas da ciência moderna desde um ponto de vista do materialismo dialético, o que a tem tornado referência entre muitos acadêmicos de esquerda.

 

No Brasil acaba de ser publicada uma coletânea de artigos de Alan Woods: “Tremores Revolucionários: uma análise marxista da atual onda revolucionária nos países árabes”!

 

07/04 (quinta) às 18:00
Sindicato dos Químicos de SP
Rua Tamandaré, 348 - Liberdade - São Paulo - SP
(próx. ao metrô São Joaquim)

Últimos artigos

Por Rui Falcão: Uma semana decisiva que culmina dia 28
segunda, 24 abril 2017, 18:14
    O PT apoia e participa da greve geral nesta sexta-feira, e sua Executiva Nacional estará em Curitiba dia 2 de maio, em homenagem à festa da democracia do dia 3   Paulo Pinto/Agência PT Ato preparatório para a greve geral do... Leia Mais
Por Rui Falcão: A necessidade de derrubar Temer e eleger Lula
terça, 18 abril 2017, 15:08
  Nosso caminho é aumentar as mobilizações, repelir o canto de sereia dos acordos por cima, defender os direitos e lutar pela antecipação das eleições   A impopularidade e o descrédito crescentes de Temer & seus asseclas; a... Leia Mais
Simão Pedro Chiovetti: A gestão Doria – vender SP
quarta, 12 abril 2017, 16:37
  Doria em menos de 100 dias demonstrou que não tem apego algum por SP e muito menos pelos paulistanos da periferia e classe média   Próximo de completar apenas 100 dias à frente da Prefeitura de SP, já é possível perceber que as... Leia Mais
Por Vitor Marques: 100 dias de governo João Doria: a São Paulo virtual e a São Paulo real
quarta, 12 abril 2017, 15:06
  Empossados os novos governos, via de regra, é esperado que a população tenha uma receptividade e uma tolerância maior com aqueles que estão iniciando a nova gestão. Este período é conhecido no vocabulário político como “lua... Leia Mais
Por Emídio de Souza: Algo está errado
terça, 11 abril 2017, 21:35
  Algo está errado. Contrariando a tradição da política brasileira, um partido chama seus filiados a debater seu futuro e escolher seus dirigentes. Mais de 250 mil atendem ao chamado e, sem serem obrigados, vão às urnas em quase 4... Leia Mais