3° Congresso das Direções Zonais acontecerá nos dias 24 e 25 de abril

convite congresso

O Diretório Municipal realizará nesta sexta (24) e sábado (25) de abril, o 3° Congresso das Direções Zonais da cidade de São Paulo. A abertura acontecerá na Quadra dos Bancários e os debates internos, no dia seguinte na Uninove - Vergueiro. A ideia é debater e tirar diretrizes para as ações do PT na capital e preparar a militância para o 5° Congresso do PT.

Para a abertura do Congresso estão convidados o presidente de honra do partido, Luiz Inácio Lula da Silva; o prefeito Fernando Haddad; os presidentes do PT nacional e estadual, Rui Falcão e Emídio de Souza; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Donato; a líder da Bancada do PT na Câmara, a vereadora Juliana Cardoso; o presidente da CUT, Vagner Freitas e o presidente da CMP (Central de Movimentos Populares), Raimundo Bonfim.

Durante o evento de abertura, no dia 24 de abril, o Diretório Municipal e os Diretórios Zonais irão homenagear os militantes históricos do Partido dos Trabalhadores, que ajudaram nas conquistas e lutas dos 35 anos do Partido dos Trabalhadores.

Preparação

O Diretório Municipal realizou 9 debates preparatórios para o 3° Congresso das Direções Zonais, organizados pelos 37 Diretórios Zonais.  As discussões começaram no dia 10 de fevereiro, data do aniversário de 35 anos do PT, no centro e terminaram no dia 18 de abril, na zona sul 2.

Cada debate trouxe um tema diferente, entre eles estavam reforma política; a política de finanças e o papel e a organização dos DZs; o partido dos trabalhadores e os movimentos sociais; o sindicalismo e a luta do PT pelos diretos; formação política e transformação social; a comunicação e grande mídia; governo Dilma e o novo cenário internacional; democracia participativa e o papel dos conselhos.O conteúdo das discussões que aconteceram será  utilizado no texto base do 3° Congresso dos Zonais.

Serviço:

Data: 24 de abril

Abertura do 3° Congresso dos Zonais

Horário: às 18 horas

Local: Quadra dos Bancários

End: Rua Tabatinguera, 192 - Centro (próximo do Metrô Sé)

 

Data: 25 de abril

Horário: Das 8 às 19 horas

Local: Uninove Vergueiro

End: Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade (próximo do Metrô São Joaquim).

 

 

_____________________________________________________________________

Mais informações:

 

O 3° Congresso das Direções Zonais terá início no dia 24 de Abril – sexta-feira – às18h – onde será realizado um ato solene de abertura.

 O 3° Congresso das Direções Zonais é espaço de formulação e debate político do Diretório Municipal do PT de São Paulo e fase preparatória da segunda etapa do 5° Congresso do Partido dos Trabalhadores, que acontecerá no mês de junho deste ano (2015).

São Delegados (as) aptos(as) a participarem do 3° Congresso das Direções Zonais com direito a voz e voto:

a.Membros das 37 Direções Zonais;

b.Membros da Direção Municipal (46);

c.Membros das Coordenações de Setoriais devidamente formalizados e em funcionamento, sendo no máximo cinco (5) membros por setorial e que tenha realizado no mínimo uma (1) reunião nos últimos seis (6) meses;

d.Membros das Secretarias Setoriais do Diretório Municipal;

e.01 (um) representante de cada Núcleo do PT devidamente formalizado e em funcionamento;

Somente estarão aptos para o credenciamento os delegados(as) que estiverem em dia com as contribuições financeiras, de acordo com as regras estatutárias do PT.

Para maiores informações sobre a situação financeira atual acesse o Sistema Comunidade PT, no site http://www.pt.og.br ou ligue no PT Nacional -  setor SACE ou ligue PT Municipal – Secretaria de Finanças (funcionário Joaquim Urias).

Contamos com a presença de todos (as) delegados (as)!

 

PROGRAMAÇÃO

 

Sexta-Feira, 24 de Abril
18h – Ato Político de Abertura
Homenagem aos militantes históricos e Ato de filiação

 

CONVIDADOS
Luiz Inácio Lula da Silva (Ex-Presidente da República);
Rui Falcão (Presidente Nacional do PT);
Emídio de Souza (Presidente do PT-SP);
Fernando Haddad (Prefeito de São Paulo);
Antônio Donato (Presidente da Câmara Municipal de São Paulo);
Juliana Cardoso (Líder da Bancada na Câmara Municipal de São Paulo);
Vagner Freitas (Presidente Nacional da CUT);
Raimundo Bonfim (Coordenador Estadual CMP);

 


Sábado, 25 de Abril
8h às 8h30 – Café da Manhã;
8h30 às 9h – Aprovação do Regimento Interno/ Apresentação do Documento Base;
9h às 12h – Grupos de Discussão: Conjuntura / Plano de Lutas / Tática Eleitoral
12h às 13h – Almoço;
13h às 17h – Grupos de Discussão: Finanças / Organização
17h – Plenária Final
Encerramento

REGIMENTO INTERNO 

 

I - Dos Participantes do Congresso

Art. 3º - São Delegados (as) ao 3º Congresso das Direções Zonais do Partido dos Trabalhadores (PT) da Cidade de São Paulo, com direito a voz e voto:
a.    Membros das 37 Direções Zonais;
b.    Membros da Direção Municipal (46);
c.    Membros das Coordenações de Setoriais devidamente formalizados e em funcionamento, sendo no máximo cinco (5) membros por setorial e que tenha realizado no mínimo uma (1) reunião nos últimos seis (6) meses;
d.    Membros das Secretarias Setoriais do Diretório Municipal;
e.    01 (um) representante de cada Núcleo do PT devidamente formalizado e em funcionamento;

Art. 4º - São convidados (as) ao 3º Congresso das Direções Zonais do PT da Cidade de São Paulo, com direito à voz e sem direito a voto:
a.    Os membros atuais do Diretório Estadual e do Diretório Nacional, filiados no município;
b.    Os vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores, filiados (as) no Município;
c.    O Prefeito e os Secretários da cidade de São Paulo;
d.    Dirigentes sindicais;
e.    Dirigentes de Movimentos Sociais;
f.    Membros dos setoriais em processo de formação.
Parágrafo único – Sob critério da Comissão Executiva Municipal serão credenciados (as) convidados (as) com direito a voz no 3º Congresso das Direções Zonais da Cidade de São Paulo.

II - Do Credenciamento dos Delegados e Quórum

Art. 5º - No credenciamento, que deve ser um ato pessoal, os (as) delegados (as) deverão apresentar um documento de identificação com foto e deverão assinar lista de confirmação em folha própria, que será fornecida pela Secretaria Municipal de Organização, para receberem crachá contendo seu nome e Diretório Zonal de filiação, o texto base, material de trabalho e a programação do 3º Congresso das Direções Zonais o PT da Cidade de São Paulo.
Parágrafo único – Não haverá substituição do crachá.

Art. 6º - O credenciamento dos (as) delegados (as) para o 3º Congresso das Direções Zonais do PT de São Paulo terá início no dia 24 de Abril – das 18h às 21h e encerramento no dia 25 de Abril – das 8h às 12h, no local onde será realizado o Congresso.
Parágrafo único – Ficará a cargo da Executiva Municipal do PT antecipar o credenciamento dos (as) delegados (as), devendo oferecer ampla divulgação nos veículos de comunicação oficiais do Diretório Municipal do PT da Cidade de São Paulo.

Art. 7° - Somente estarão aptos para o credenciamento os delegados que estiverem em dia com as obrigações partidárias, de acordo com as regras estatutárias do PT.

Art. 8º- O (a) suplente de delegado (a) somente poderá ser credenciado (a) durante o período regulamentar de credenciamento se apresentar documento do (a) delegado (a) efetivo (a) que comprove sua desistência e apresente o suplente da chapa que elegeu o titular.
Parágrafo primeiro – O (a) suplente só poderá assumir na ausência do delegado (a) efetivo (a) da respectiva instância que o credenciou.
Parágrafo segundo – Os (as) suplentes de delegados que não estiverem munidos de documento de substituição e constarem da lista de suplentes de delegados enviados pelos diretórios zonais serão credenciados (as) na primeira hora, após o término do horário previsto para credenciamento, ou seja, das 12h às 13h do dia 25 de Abril de 2015, sendo proibido, nesse mesmo período, o credenciamento de delegados (as) efetivos (as), nos termos do caput deste artigo.

Art. 9o - O quórum para a instalação do 3° Congresso dos Direções Zonais do PT da Cidade de São Paulo é de 50% mais um (1) do total de delegados (as) aptos nos termos do art. 3º e art. 7º deste regimento. O quorum de deliberação será de 50% (cinquenta por cento) mais 1 (um) dos credenciados no ato de votação.

III – Da Composição e das Atribuições da Mesa

Art. 10º - Os trabalhos do 3º Congresso das Direções Zonais do PT de São Paulo serão dirigidos por uma Mesa indicada pela Comissão Executiva Municipal.
§ 1° - A Mesa compete, com base no Regimento Interno e nas normas estatutárias do Partido, dirigir os trabalhos e encaminhar os itens consensuais.
§ 2° - As questões de encaminhamento serão resolvidas pela Mesa, cabendo recurso ao plenário.
§ 3° - O (a) componente da Mesa que desejar debater determinada matéria deverá se inscrever e pedir licença para se afastar de sua função, retornando à Mesa somente após ter se manifestado.
§ 4° - Após a manifestação do (a) último (a) inscrito (a) para falar, a Mesa dará por encerrada a discussão e colocará em votação a matéria.
§ 5° - Quando a matéria estiver em votação não serão admitidas questões de ordem.
§ 6° - A Mesa proclamará sempre os resultados das votações, para o conhecimento do plenário e fará o devido registro em ata.

IV - Da Pauta da Ordem dos Trabalhos em Plenário

Art. 11º - A pauta do 3º Congresso das Direções Zonais do PT da Cidade de São Paulo:
a)    Leitura e aprovação do Regimento Interno;
b)    Apresentação do texto base de debate do 3º Congresso
c)    O texto base apresentará diretrizes sobre os seguintes temas:
- Conjuntura Política;
- Tática Eleitoral;
- Plano de Lutas;
- A organização partidária dos Diretórios Zonais, calendário de ações;

Art. 12º - A abertura do 3º Congresso das Direções Zonais do PT da Cidade de São Paulo será no dia 24 de Abril de 2015, às 18h, com encerramento previsto para 25 de Abril de 2015, às 19h.

V – Das Propostas do Texto Base do 2º Congresso

Art. 13º - A proposta de texto base, a ser submetida à discussão do 3º Congresso dos Diretórios Zonais do PT da Cidade de São Paulo, será aquela aprovada pela Comissão Executiva do Diretório Municipal do PT de São Paulo.
Parágrafo único - O tempo para a apresentação do texto base será de no máximo 30 minutos, podendo ser apresentada por mais de um orador.

Art. 14º - Após a apresentação do texto base serão aceitas emendas da seguinte conformidade:
I – As emendas deverão ser apresentadas nos grupos de trabalho.
II – Apenas as emendas aprovadas com mais de 20% dos votos dos delegados de cada grupo de trabalho serão levadas à Comissão de Sistematização.

§ 1° - Será constituída pela Comissão Executiva Municipal uma Comissão de Sistematização para analisar as emendas apresentadas no 3º Congresso dos Diretórios Zonais do PT da Cidade de São Paulo, respeitando a proporcionalidade do PED 2013.

§ 2° - A Comissão de Sistematização definirá critérios de ordenamento para as emendas que irão ao plenário.

Art. 15º - O tempo concedido aos oradores (as) para defesa de emendas e textos será de 5 (cinco) minutos.

Parágrafo Único – Para cada questão e/ou emenda, a Mesa dará a palavra a um (a) orador (a) para defender a proposta e para outro (a) apresentar posição contrária, podendo a critério da Mesa. A emenda deverá ser lida antes de ser feita sua defesa.

Art. 16º - Todas as questões submetidas ao plenário e em grupos terão voto aberto, averiguado através de crachá.


 VI – Das Disposições Gerais

Art. 17º – Todos os aspectos organizativos do 3° Congresso das Direções Zonais da Cidade de São Paulo estão sob responsabilidade da Comissão Executiva Municipal que deliberará sobre casos omissos desse regimento.

Data HS REGIÃO TEMA LOCAL
14/mar às 14h OESTE (DZs Butantã, Lapa, Perdizes, Pinheiros) A comunicação não está na grande mídia / OBJETIVOS: Definir uma política de comunicação no campo popular Sede do PT Municipal - Rua Asdrúbal do Nascimento, 226 - Bela Vista
21/mar às 9h SUL I (DZs Capela do Socorro, Cidade Ademar, Parelheiros) A formação política e a transformação social / OBJETIVO: Discutir a proposta de formação política do DM e as necessidades dos Zonais. Av. Professor Papini, 222 - Cidade Dutra (em cima do Supermercado Papini)
21/mar às 9h LESTE I (DZs Mooca, Tatuapé, Vila Formosa, Vila Prudente, São Mateus e Sapopemba) Democracia e Participação Popular / Debater o papel dos Conselhos na efetivação da democracia Sede do DZ Sapopemba - End. Av. Casa Grande, 212 (Alt. nº 9064 da Av. Sapopemba - ao lado do supermercado Assaí)
21/mar às 9h LESTE II (DZs Ermelino Matarazzo, Penha, Vila Matilde, Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Miguel) Governo Dilma e o novo cenário internacional / OBJETIVO: Diante do cenário de crise mundial – debater as medidas do ajuste econômico do governo Dilma, o impacto sobre a economia brasileira e as finanças públicas. Subsede do Sindicato dos Químicos: R. Arlindo Colaço, 32 – São Miguel
21/mar às 9h NORTE (DZs Casa Verde, Jaçanã, Santana, Tucuruvi, Vila Maria) O Sindicalismo e o Partido dos Trabalhadores na luta pelo Direito à Cidadania / OBJETIVO: Discutir como a organização sindical pode contribuir para a luta pelos direitos de Cidadania? Como os trabalhadores sindicalizados e os diretores sindicais podem participar da organização da luta popular? Subsede da APEOESP
Rua Jovita, 329 - Santana
28/mar às 14h SUDESTE (DZs Ipiranga, Jabaquara, Saúde, Vila Mariana) Reforma Política / OBJETIVO: Dialogar e refletir sobre o momento político, apontar convergências e construir agenda e tarefas. Associação Educacional e Cultural de Americanopolis (antiga Sedinha) - Av. Muzambinho,221
28/mar às 9h NOROESTE (DZs Freguesia do Ó, Perus, Pirituba) O Partido dos Trabalhadores e os Movimentos Sociais / OBJETIVO: Discutir a possibilidade de uma pauta e agenda comum. Antiga Creche Azul - Av. Deputado Cantidio Sampoio, 6481 - Parada de Taipas
10/abr às 18h CENTRO (DZ Centro e demais DZs) O PT na Prefeitura de São Paulo: balanço, perspectivas e desafios/OBJETIVO: Fazer um balanço político, financeiro e apresentar as principais realizações do governo. Traçar as perspectivas. Local definir
11/abr às 14h SUL II (DZs Campo Limpo, M Boi Mirim, Santo Amaro) A política de finanças, o papel e a organização dos Diretórios Zonais / OBJETIVO: Discutir uma política de arrecadação, autofinanciamento e projetar as demandas. Analisar o papel político dos DZs e debater as principais tarefas. Sede do DZ Campo Limpo - Rua Vatinga, 95 - Próx. do Hospital Campo Limpo

 

Programação do mês da mulher

 

SMPM lança programação das atividades de março

Debates, encontros e diálogos, exibição de filmes, passeio ciclístico e apresentações culturais realizados nas cinco regiões da cidade durante todo o mês irão celebrar o Dia Internacional da Mulher

Imagem do post

Continuar... Programação do mês da mulher

Últimos artigos

Maurílio Araújo: Ainda podemos derrotar a reforma trabalhista!
quinta, 20 julho 2017, 20:51
    A lei no. 13.467/17, vulgo "reforma trabalhista", aprovada por um congresso composto em sua expressiva maioria por representantes patronais corruptos e sancionada por aquele que talvez seja o maior bandido golpista que já sentou ... Leia Mais
Por Antônio Donato e Paulo Fiorilo: Pacote de concessões é cheque em branco
quinta, 20 julho 2017, 20:48
  É chocante a superficialidade do artigo do secretário de Desestatização da Prefeitura de São Paulo. Wilson Poit, publicado na Folha em 5/7. Sem argumentos convincentes, o texto é pródigo em autoelogios, cheio de generalidades e... Leia Mais
Por João Bravin: Por que não formar uma Rede de Transmissão Democrática de Comunicação?
quinta, 06 julho 2017, 18:39
  Uma rede de esquerda, ampla, para contrapor à comunicação monopolizada da Rede Golpista de rádios, TVs e web. Resolvi escrever sobre um tema que é muito caro para a esquerda como um todo: a falta de comunicação com uma grande... Leia Mais
Por Nabil Bonduki: Será uma irresponsabilidade aprovar as privatizações de Doria no escuro
terça, 04 julho 2017, 19:45
  Você assinaria uma procuração para um gestor, por melhor que fosse, para vender, alugar ou conceder o patrimônio que você acumulou ao longo da vida, sem estabelecer condições, preço e destinação da receita obtida?Pois é isso... Leia Mais
Por Juliana Borges: SP, Um gestor que quer vender tudo vai gerir o que?
segunda, 03 julho 2017, 16:29
  Já na campanha eleitoral, João Dória Jr. demonstrava suas intenções de fazer da cidade de São Paulo um grande negócio. Ainda em Julho de 2016, em entrevista, o atual Prefeito defendia “uma onda de privatização de bens... Leia Mais